A biblioteca pública, entre a teoria e a prática

Autores

  • Frederico Borges Machado
  • Emir Jose Suaiden

Resumo

O presente trabalho discute sobre o distanciamento entre a teoria e prática das bibliotecas públicas. Faz um panorama sobre o desenvolvimento da biblioteca pública brasileira em comparação com as diretrizes e orientações teóricas, confrontando com a realidade do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada por meio de revisão bibliográfica e de entrevistas com especialistas, gestores de bibliotecas e bibliotecários do Distrito Federal. Conclui que foi desenvolvido um modelo de bibliotecas públicas fundado em expectativas sociais do senso comum e que por meio de políticas públicas com ampla participação de especialistas e bibliotecários e com a utilização de novos indicadores pode-se mudar o atual quadro dessas bibliotecas. 

Palavras-chave: Bibliotecas públicas. Biblioteconomia. 

Link: https://www.seer.furg.br/biblos/article/viewFile/4909/3557

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Borges Machado

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília

Emir Jose Suaiden

Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília; Doutor em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madri.

Publicado

2016-12-06

Como Citar

Machado, F. B., & Suaiden, E. J. (2016). A biblioteca pública, entre a teoria e a prática. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/31441

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos