Processos de compartilhamento e socialização do conhecimento em ambientes empresariais

Autores

  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Em ambientes empresariais, o conhecimento coletivo e o conhecimento individual são oriundos das interações entre os sujeitos organizacionais, dos sistemas existentes e da própria estrutura organizacional. Os processos de compartilhamento e socialização do conhecimento são essenciais para o desenvolvimento dos processos organizacionais, em especial o processo decisório, bem como para proporcionar criatividade e gerar inovação. Destacam-se os processos de compartilhamento e socialização de conhecimento mais recorrentes e seu impacto para os processos organizacionais, bem como sua influência para a geração de criatividade e inovação. Para tanto, analisou-se a literatura da área no que tange ao compartilhamento e socialização do conhecimento, em especial os que se relacionam com o processo decisório. Espera-se contribuir com os estudos da gestão do conhecimento no âmbito da ciência da informação.

Palavras-Chave: Compartilhamento de conhecimento. Socialização de conhecimento. Gestão do conhecimento. Processos organizacionais. Processo decisório. Ambientes empresariais.

Link: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4050/3570

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Docente e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Pós-Doutorado em  Informação, conhecimento e inteligência organizacional pela Universidad de Salamanca, Espanha

Publicado

2018-05-07

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos