Ética e teoria das representações sociais: uma discussão a partir da ciência da informação

Autores

  • Luis Fernando Herbert Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Valdir Jose Morigi Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Reflete sobre o uso acadêmico de informações produzidas pelos cidadãos em ambientes virtuais nas pesquisas de representações sociais. Aborda alguns aspectos éticos relacionados ao uso dessas informações, especialmente no âmbito da Ciência da Informação. Articula os conceitos de informação e representações sociais, de modo a evidenciar o papel das informações na construção das representações. Trata-se de um estudo bibliográfico, com base na literatura da Ciência da Informação. Alega que o uso dessas informações é uma prática ética, desde que os indivíduos produtores não sejam identificados no estudo, de modo a resguardar a fonte. Afirma que o pesquisador é um mediador no tratamento dos dados e deve se assegurar de que seus ideais não orientem a seleção ou exclusão de informações dos resultados do estudo. Conclui que o uso acadêmico da informação produzida pelos cidadãos nos ambientes virtuais implica a necessidade de uma postura ética frente aos sujeitos produtores de informações.

Palavras-chave: Ética na Pesquisa. Representações Sociais. Ciência da Informação. Ambientes Virtuais.

Link: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4002/3334 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Herbert Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Informação e Comunicação UFRGS e doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) FABICO/UFRGS.

Valdir Jose Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular do Departamento de Ciências da Informação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) e do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMUSPA), da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da UFRGS. Pósdoutorando no Programa de Pós-graduação em Memória Social/UNIRIO.

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos