O uso de metodologias alternativas no ensino de Biblioteconomia: gamificação como estratégia pedagógica

Autores

  • Denise Braga Sampaio UFCA
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino UFCA

Resumo

Aborda o uso da gamificação nas turmas de ‘Introdução à Biblioteconomia’, ‘Linguagens Documentárias Alfanuméricas: CDD’ e ‘Produção Textual’, em 2017 e ‘Representação Temática da Informação: indexação’, em 2016 como metodologia alternativa ao processo de ensino-aprendizagem. Tem como objetivo evidenciar o uso da gamificação no ensino de Biblioteconomia na UFCA e contribuir para a reflexão sobre a prática docente e o uso de metodologias alternativas no ensino superior. Traz como questão central a assimilação do conhecimento e a missão docente no novo milênio. Através de uma pesquisa descritiva, procura evidenciar a referida prática e os benefícios observados no processo avaliativo. Os resultados mostram que, majoritariamente, os alunos se identificaram com as aulas gamificadas, bem como apresentaram maior aproveitamento destas, ao passo que tem interesse de ver tal metodologia utilizada em outras disciplinas.

Palavras-chave: Gamificação. Metodologias Alternativas. Ensino de Biblioteconomia. Prática Docente. Estratégias de Ensino.
Link: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/82/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Braga Sampaio, UFCA

UFCA

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, UFCA

UFCA

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Sampaio, D. B., & Bernardino, M. C. R. (2018). O uso de metodologias alternativas no ensino de Biblioteconomia: gamificação como estratégia pedagógica. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 13(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/39432

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos