Análise estatística como suporte ao processo decisório sobre o funcionamento aos sábados de uma biblioteca universitária

Autores

  • Lisandra Maria Kovaliczn Nadal IFPR
  • Claudia Tania Picinin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Lúcia Cazarin Bezerra Madruga UEPG

Resumo

A preocupação com o bem-estar dos funcionários e a redução significativa na demanda de empréstimo de livros aos sábados por alunos da pós-graduação levou à alteração dos dias de funcionamento das unidades de informação da Biblioteca Central Professor Faris Michaele (BICEN) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no município de Ponta Grossa – PR. Logo, o estudo buscou suportar a decisão de fechamento da biblioteca universitária aos sábados em 2016. Verificou-se se há significância estatística na relação entre o tipo de usuário da biblioteca e a quantidade de exemplares emprestados aos sábados, e se o empréstimo de livros por alunos de pós-graduação era relevante em relação aos demais. Determinou-se, com base nos dados de empréstimo entre fevereiro de 2014 e dezembro de 2015, que há significância na relação entre o tipo de usuário da biblioteca e a quantidade de exemplares emprestados, e que o empréstimo de livros por alunos da graduação tem maior relevância em relação aos demais. Considerando ainda a economia de recursos como luz e horas extras e a manutenção do atendimento às normas do Ministério da Educação (MEC) para aprovação de cursos de graduação, o fechamento aos sábados durante o ano letivo de 2016 foi a decisão correta.

Palavras-Chave: Biblioteca universitária. Estudo de usuário. Análise de dados.

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648418

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandra Maria Kovaliczn Nadal, IFPR

Servidora pública federal em regime de dedicação exclusiva do setor de ensino, atuando junto a Biblioteca do IFPR - Campus Jaguariaíva desde 2017. Graduanda em Biblioteconomia pela Claretiano, possui MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2017) e graduação em Engenharia de Materiais pela UEPG (2013). Nível avançado de inglês e intermediário de francês com um mês de estudo no Canadá.

Claudia Tania Picinin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Administração com Habilitação em Marketing, MBA em Gestão de Negócios e Logística pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco, especialista em Gestão Industrial - Conhecimento e inovação e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. Doutora em Administração pela Universidade Positivo. Professora do Departamento de Engenharia de Produção e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa.

Maria Lúcia Cazarin Bezerra Madruga, UEPG

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (1990). Atualmente é bibliotecária na Universidade Estadual de Ponta Grossa onde gerencia a Biblioteca Central Prof. Faris Michaele como diretora desde 2014. Anteriormente desenvolveu serviços no setor de Tratamento da Informação de 2007-2014, sendo responsável pela catalogação, classificação e indexação de todo material bibliografico. Especialista em: Gestão de Bibliotecas Escolares (2011), Formulação em Gestão de Politicas Publicas (2008), Inclusão Educacional ( 2006), Educação Patrimonial (2002). Trabalha desde 2004 com as normas da ABNT de Documentação: NBR 10520 Citação, NBR14724 Apresentação de Trabalhos acadêmicos e NBR 6023 Elaboração de Referências. Professora das disciplinas de Metodologia da Pesquisa , Tratamento da Informação nos cursos de graduação e pós- graduação. Desenvolve atividade com os seguintes temas: normalização documentos científicos, indexação, catalogação, classificação de documentos, busca e recuperação da informação. Também se dedica ao tema: Inclusão da pessoa com necessidade Especial.

Publicado

2018-06-28

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos