Biblioterapia e teoria do efeito estético: diálogos interdisciplinares

Autores

  • Evandro Jair Duarte Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PGCIN. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
  • William Barbosa Vianna Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Clarice Fortkamp Caldin Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de  Santa Catarina.

Resumo

O artigo busca contribuir para o estabelecimento de conexões epistemológicas entre o objeto de estudo Teoria do Efeito Estético, Biblioterapia e a Ciência da Informação, utilizando-se conceitos de outras áreas, principalmente das Letras, por meio de pesquisa bibliográfica com análise em bases de dados para a busca de textos relevantes sobre a relação entre os temas. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica. A coleta de dados foi realizada na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), com o termo biblioterapia em todas as datas e em todos os campos. Foi recuperado 43 trabalhos que analisados e aplicadas as exclusões, restaram 35 registros. Todos foram lidos e trabalhados em análise aos elementos: autor e ano, palavras-chave, palavras-chave, tipo de pesquisa, aplicabilidade, conceitos e componentes biblioterapêuticos. Como resultado, percebe-se que o tipo mais recorrente é o exploratório e relato de experiência, a aplicabilidade gira em torno de hospitais, escolas e bibliotecas, dos 35 trabalhos, 28 trouxeram conceitos e definições e 7 não. Caldin é a autora mais produtiva da área e catarse é o componente da biblioterapia mais citados nos trabalhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Jair Duarte, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PGCIN. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC, 2017-2020). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC, 2013-2015). Especialista em Gestão da Informação e Inovações Tecnológicas pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER, 2009-2010). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2004-2007). Bibliotecário do Setor de Obras Raras da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC, 2010-)

William Barbosa Vianna, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de  Santa Catarina. Área de Gestão da Informação

Clarice Fortkamp Caldin, Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de  Santa Catarina.

Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1992), Especialização em Organização e Administração de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Elaborou e ministra a disciplina Biblioterapia na Graduação do Curso de Biblioteconomia. Ministra as disciplinas Evolução do Pensamento Filosófico e Científico e Metodologia da Pesquisa nos Cursos de Graduação em Arquivologia e Ciência da Informação. Elaborou e ministra a disciplina Análise da Informação Literária para Crianças no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Professora do Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação da UFSC, área de concentração Gestão da informação, Linha de pesquisa Organização, representação e mediação da informação e do conhecimento, no eixo profissionais da informação, competência em informação e publicação científica. Atua principalmente nos seguintes temas: o bibliotecário como agente mediador da informação, biblioterapia, catarse, leitura - função terapêutica, leitura - função social, leitura- função pedagógica, hora do conto, bibliotecas escolares, atividades de incentivo à leitura, formação e desenvolvimento de acervo de literatura infantil, competências do profissional da informação na gestão da informação literária para crianças, História dos Arquivos. Coordenadora do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFSC de 16/2/2010 a 15/02/2012. Subcoordenadora do Curso de Graduação em Arquivologia de 2/10/2012 a 06/03/2013. Coordenadora em caráter pro tempore do Curso de Graduação em Arquivologia durante o mês de março de 2013. Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC de janeiro de 2016 a setembro de 2017

Downloads

Publicado

2018-09-06

Edição

Seção

Pesquisas em andamento