O comportamento infocomunicacional dos alunos universitários na apropriação de objetos digitais no quadro do direito autoral: o caso dos alunos dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação das universidades federais do Brasil e públicas de Portugal

Autores

Resumo

A reconfiguração do ciberespaço altera as dinâmicas sociais e coloca em evidência questões de cunho sociocultural, informacional, comunicacional e ético, a partir do acesso, uso e reuso de objetos digitais, de forma não consentida pelo autor das criações intelectuais. Contudo, essa abundância de conteúdos disponibilizados no ciberespaço requer dos utilizadores novas formas de agir, interagir e reagir diante deles. Assim sendo, esta investigação objetiva analisar os usos e representações dos estudantes dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação das universidades federais do Brasil e públicas de Portugal na utilização dos objetos digitais, nos âmbitos acadêmico e social, de forma articulada com as leis que regulam o direito de autor no ciberespaço. O desenho metodológico desta investigação segue o paradigma interpretativo e possui natureza mista (qualitativa e quantitativa). Os instrumentos de recolha de dados e fontes de informação são: a) inquéritos por questionários e entrevistas (aos diretores e coordenadores dos cursos e alunos); b) repositórios de trabalhos científicos, artigos científicos, entre outras fontes; e c) documentos (legislações e currículos dos cursos). O locus da investigação corresponde aos Cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação das universidades federais do Brasil e públicas de Portugal, tendo como participantes alunos dos primeiros e últimos anos e Coordenadores/Diretores dos cursos. Considera-se que a análise dos comportamentos infocomunicacionais dos participantes envolvidos na investigação terá impacto no desenho curricular dos cursos, de forma a garantir reflexões sobre o significado real do uso consciente desses objetos, a partir de um enquadramento legal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaciara Januario Silva, Universidade Federal do Maranhão

Centro de Ciências Sociais. Professora do Departamento de Biblioteconomia, Adjunto. Doutoranda em Multimédia e Educação/Universidade de Aveiro/UA/PT. Mestre em Ciência da Computação/UFMA/Brasil. Graduada em Biblioteconomia/UFMA/Brasil. Participa do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Design de Hipermídia - LEDMID/CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6453909913412958Áreas de interesse: Competência Infocomunicacional. Comportamento Infocomunicacional. Direito Autoral, Ética da Informação, Conteúdos digitais.

Lídia Oliveira, Universidade de Aveiro

Doutora em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (2002) onde é professora com agregação, no Departamento de Comunicação e Arte. Investigadora e Coordenadora Científica do Polo de Aveiro do CETAC.MEDIA ? Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (http://www.cetacmedia.org/). Realizou o seu Pós-Doutoramento no CES - Centro de Estudos Sociais - Laboratório Associado da Universidade de Coimbra (2009) e defendeu as suas Provas de Agregação na Universidade de Aveiro (2010). Dedica-se a investigar as implicações das tecnologias da informação e da comunicação em rede nas rotinas cognitivas e sociais dos indivíduos, dos grupos e das organizações, estando a sua investigação situada nos estudos de Cibercultura. Leciona na graduação em Novas Tecnologias da Comunicação, no mestrado em Comunicação Multimídia, no Mestrado em Promoção da Leitora e Bibliotecas Escolares (do qual é Vice-Diretora) e no Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais e, ainda, no Doutorado em Multimídia e Educação.Mestre em Tecnologia Educativa pela Universidade de Aveiro, em parceria com as Universidades de Valenciennes/França e Mons/Bélgica (1995) e Graduada em Filosofia pela Universidade de Coimbra (1990).

Cássia Furtado, Universidade Federal do Maranhão

Estágio Pós-Doutoramento no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro-Portugal, sob o tema "Aplicativos de literatura - serviço: experiência e comportamento do usuário infantil". Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, em Portugal (2013). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Especialização em Usuário, na Universidade Federal de Paraíba. Graduação em Biblioteconomia e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Associado I da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design-PPGDg/UFMA, linha de pesquisa: Design Informação e Comunicação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPA, linha de pesquisa: Mediação da Informação. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia ? LEDMID. Atua nas áreas: web 2.0, web 3.0, redes sociais, plataformas digitais, biblioteca 2.0, biblioteca 3.0, leitura e livros digitais, design da informação, geração Z e geração alpha, biblioteca escolar, literatura infantil digital, streaming de livros, literatura-serviço e aplicativos de literatura.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Edição

Seção

Pesquisas em andamento