Identificação das principais temáticas de pesquisa ligadas a interação humano-computador discutidas na Ciência da Informação brasileira

Autores

Resumo

O tema da interação humano-computador - fenômenos de comunicação entre pessoas e sistemas computacionais, com raízes na segunda metade dos anos 1940, tornou-se, a partir da segunda metade do século vinte, um importante tema referente a inserção da tecnologia na sociedade contemporânea. A presente pesquisa discutiu a evolução e principais correntes de estudo que permearam as análises ligadas a interação humano-computador na ciência da informação no Brasil. O artigo focou seu levantamento na Base de dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), principal repositório científico em ciência da informação no Brasil, sendo separados trabalhos que discutiram aspectos relacionados a temática interação humano-computador. Foram localizados 41 artigos no período entre 2000 e 2020, sendo identificadas sete principais temáticas: arquitetura da informação, inteligência artificial, interface/interação, potencial social, relações interdisciplinares, serviços/ sistema de informação, e usabilidade. A pesquisa identificou os temas sistemas/ serviços de informação e usabilidade como os mais produtivos, além do alto índice de artigos de caráter prático, a grande maioria apresentando resultados iniciais, parciais, ou à guisa de futuro aprofundamento ou implantação. A pesquisa conclui que a ciência da informação no Brasil possui considerável aproveitamento da interação humano-computador em suas pesquisas, mas sugerindo ampliação do escopo de análise e necessidade de aprofundamento dos resultados obtidos nesses projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Lopes dos Santos Junior, Universidade Federal do Pará

Professor adjunto do curso de arquivologia da Universidade Federal do Pará. Doutor em Ciência da Informação pelo convênio IBICT / UFRJ. Mestre em ciência da Informação pelo convênio IBICT / UFF.

Downloads

Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Artigos de revisão