Indicadores qualitativos para a competência em informação pela via da multidimensionalidade e da vulnerabilidade social

Autores

  • Elizete Vieira Vitorino Departamento de Ciência da Informação (CIN), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Júlio Afonso Sá de Pinho Neto Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (Curso de Administração - Campus IV) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Competência em Informação, Competência em Informação – Brasil, Indicadores Sociais, Indicadores de Competência em Informação, Vulnerabilidade em Informação

Resumo

O estudo é parte de uma pesquisa ampla, cujo título é “Indicadores qualitativos para a Competência em Informação no Brasil sob o foco da vulnerabilidade social”. Esta investigação pós-doutoral tem como objetivo propor indicadores qualitativos para a Competência em Informação pela via da multidimensionalidade e de uma matriz de indicadores de avaliação da Competência em Informação no Brasil. Pesquisa com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, as pesquisas bibliográfica e documental serão utilizadas e, para a apresentação e análise dos dados bibliográficos e documentais, a redação descritiva, pela via da categorização. Para a matriz de indicadores, utilizaremos uma fonte basilar sobre indicadores sociais - Jannuzzi (2017) - em associação às teorizações sobre a Matriz de Desenvolvimento da Competência em Informação (PDCIn), nas dimensões técnica, estética, ética e política (VITORINO, 2016). Este trabalho pode constituir-se numa potente teorização para a Ciência da Informação, no que concerne a indicadores de avaliação da Competência em Informação, permitindo análises e usos diversos na Ciência da Informação no país e no mundo e contribuindo com novos olhares para a Competência em Informação, minimizando a vulnerabilidade em informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-02

Edição

Seção

Pesquisas em andamento