Prontuário eletrônico do paciente: tecnologias da informação na saúde no contexto da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS)
Palavras-chave:
Gestão da informação, Prontuário Eletrônico do Paciente, Sistema de informaçãoResumo
Este trabalho traz um recorte da dissertação “Prontuário eletrônico do paciente: uma estratégia de gestão da informação no Hospital Regional do Cariri” que teve como objetivo verificar se o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil, utiliza o
Prontuário Eletrônico e Sistemas de Informação Hospitalar, com vistas a otimizar a Gestão da Informação frente à Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS) no contexto da Sociedade da Informação. Para tanto, o trabalho fez uma revisão bibliográfica acerca dos temas considerados relevantes para a construção da Gestão da Informação dentro das unidades de saúde, abordando conceitos de informação, e Gestão da Informação, enfocando o prontuário eletrônico do paciente como ferramenta eficaz da gestão. Discorre ainda, literaturas acerca das tecnologias na área da saúde, focando nos sistemas de gerenciamento de informações médicas, na perspectiva da PNIIS, com o propósito de esclarecer sobre o uso da informação e a informatização da saúde para a melhoria na prestação dos serviços. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica. A análise dos resultados baseia-se na coleta de informações feitas por meio dos questionários que foram aplicados juntos aos médicos e os profissionais que trabalham no arquivo do hospital, o Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC). A pesquisa expõe que não há a efetivação da PNIIS dentro do Hospital Regional do Cariri, indicando aspectos e processos a serem melhorados dentro da unidade, e propõe uma política de Gestão da Informação, por meio da redação de um manual, que traz informações norteadoras para a aplicação de uma Gestão da Informação coerente e eficaz, de acordo com a realidade da unidade de saúde.
Link: http://arquivologiauepb.com.br/racin/edicoes/v9_n1/racin_v9_n1_artigo09.pdf