Fotografias de Shoah: reflexões sobre imagem e espectadores

Autores

  • Jairo Andre Marques Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Claudia Bucceroni Guerra Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Fotografia, Contexto, Campo de concentração, Holcausto, Shoah, Acervo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a reflexão sobre o uso e visualização das fotografias do Holocausto a partir da posição dos novos tipos de espectadores de imagens formados com a facilidade de acesso à informação sobre conteúdos de horror através da internet e o papel dos museus e memoriais para a educação deles. Os acervos disponíveis sobre os campos de concentração são formados, em sua maioria, por fotografias feitas no momento em que os soldados Aliados libertaram os prisioneiros. No entanto, com o passar das décadas, a ampla divulgação dessas imagens sem o devido cuidado com seus aspectos formais originais gerou problemas de contextualização, apagamentos e até um certo afastamento do olhar. A metodologia utilizada foi a pesquisa em banco de dados de Museus do Holocausto (United States Holocaust Museum e Yad Vashem) e consequente escolha de fotografias que exemplifiquem o objetivo proposto. Como aporte teórico para a análise das imagens foram consultados importantes autores da teoria fotográfica como Roland Barthes (1984), John Berger (2017) e Georges Didi-Huberman (2018, 2020).

Link: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/43548/26636

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Publicado

2024-04-13

Como Citar

Andre Marques Junior, J., & Bucceroni Guerra, C. (2024). Fotografias de Shoah: reflexões sobre imagem e espectadores. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 18(3). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/61472

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos