Apropriação: um pilar central da Ciência da Informação
Palavras-chave:
apropriação da informação, materialização da informação, partículas de protoinformação, manifestação informacional, consciência informativaResumo
Embora o conceito de apropriação da informação seja indispensável para compreender o processo de construção e significação da informação, observa-se uma grande ausência de trabalhos científicos na área da Ciência da Informação que discutem a temática de modo mais aprofundado. Poucos trabalhos se voltam para compreender o processo, os elementos e os resultados da apropriação. Diante do exposto, este trabalho objetiva apresentar o conceito de apropriação da informação mediante uma perspectiva processual e ideológica que possui como base o signo ideológico e a teoria dialógica de Bakhtin. Apresenta-se, então, o conceito de apropriação da informação como um processo de construção que resulta na materialização da informação. Desse modo, o foco deste estudo se instaura na compreensão dos elementos que compõem esse processo e na relação estabelecida entre eles, buscando, assim, levantar discussões em torno da informação materializada. Parte-se do pressuposto de que a materialização acontece pela relação entre as partículas de protoinformação, as manifestações informacionais e a consciência informativa. A inter-relação constante entre esses três elementos é um fenômeno complexo que sempre acontece na relação com o outro, portanto, é ideológico e dialógico. Em síntese, a construção da informação depende das relações estabelecidas entre os sujeitos sociais podendo ser representada por uma materialidade física ou não-física, exteriorizadas ou simplesmente mantidas no discurso interior.
Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/119843
Referências:
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
BORGES, Ellen Valotta Elias. Apropriação da informação: os elementos, o processo e a materialização da informação. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.
CAIRES, Luiza. Galáxias nos deixam um pouco mais perto de conhecer o neutrino, a partícula fantasma. Jornal da USP, São Paulo, 17 set. 2019.
CORACCINI, Raphael. Pela primeira vez, cientistas detectam partícula fantasma. CNN Brasil, São Paulo, 24 fev. 2021.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Univesitária, 2005.
FREIRE, Isa Maria; ALVARES, Lillian. 25 anos da Ancib: relato sobre sua história e contribuição para a área da ciência da informação no Brasil. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, jul./dez. 2013.
FROHMANN, Bernard. O caráter social, material e público da informação. In: FUJITA, Mariângela Spotti; MARTELETO, Regina Maria; LARA, Marilda Ginez (org.). A dimensão epistemológica da Ciência da Informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. São Paulo: Fundepe, 2008. p. 19-33.
GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-23, out./nov. 2020.
GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo social e mediação da informação. Logeion: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 10-21, mar./ago. 2019.
GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, maio./ago. 2014.
GÓMEZ, Maria Nélida González de. As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 60-76, jan./abr., 2003.
GUARALDO, Tamara Souza Brandão. Cartas de leitores como espaços privilegiados de apropriação da informação e dos efeitos de sentido. Informação & Informação, Londrina, v. 25, n. 1, p. 373-404, jan./mar. 2020.
GUARALDO, Tamara Souza Brandão; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Discutir as origens: apontamentos para um debate acerca da informação e ciência da informação sob o olhar da mediação. Ponto de Acesso, Salvador, v. 14, n. 1, p. 137-158, dez. 2020.
MOSTAFA, Solange; AMORIM, Igor Soares. A materialidade Simondoniana e a questão da informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 27-45, set. 2021.
MCGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.