Apropriação: um pilar central da Ciência da Informação

Autores

Palavras-chave:

apropriação da informação, materialização da informação, partículas de protoinformação, manifestação informacional, consciência informativa

Resumo

Embora o conceito de apropriação da informação seja indispensável para compreender o processo de construção e significação da informação, observa-se uma grande ausência de trabalhos científicos na área da Ciência da Informação que discutem a temática de modo mais aprofundado. Poucos trabalhos se voltam para compreender o processo, os elementos e os resultados da apropriação. Diante do exposto, este trabalho objetiva apresentar o conceito de apropriação da informação mediante uma perspectiva processual e ideológica que possui como base o signo ideológico e a teoria dialógica de Bakhtin. Apresenta-se, então, o conceito de apropriação da informação como um processo de construção que resulta na materialização da informação. Desse modo, o foco deste estudo se instaura na compreensão dos elementos que compõem esse processo e na relação estabelecida entre eles, buscando, assim, levantar discussões em torno da informação materializada. Parte-se do pressuposto de que a materialização acontece pela relação entre as partículas de protoinformação, as manifestações informacionais e a consciência informativa. A inter-relação constante entre esses três elementos é um fenômeno complexo que sempre acontece na relação com o outro, portanto, é ideológico e dialógico. Em síntese, a construção da informação depende das relações estabelecidas entre os sujeitos sociais podendo ser representada por uma materialidade física ou não-física, exteriorizadas ou simplesmente mantidas no discurso interior.

 

Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/119843

 

Referências:

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BORGES, Ellen Valotta Elias. Apropriação da informação: os elementos, o processo e a materialização da informação. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.

CAIRES, Luiza. Galáxias nos deixam um pouco mais perto de conhecer o neutrino, a partícula fantasma. Jornal da USP, São Paulo, 17 set. 2019.

CORACCINI, Raphael. Pela primeira vez, cientistas detectam partícula fantasma. CNN Brasil, São Paulo, 24 fev. 2021.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Univesitária, 2005.

FREIRE, Isa Maria; ALVARES, Lillian. 25 anos da Ancib: relato sobre sua história e contribuição para a área da ciência da informação no Brasil. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, jul./dez. 2013.

FROHMANN, Bernard. O caráter social, material e público da informação. In: FUJITA, Mariângela Spotti; MARTELETO, Regina Maria; LARA, Marilda Ginez (org.). A dimensão epistemológica da Ciência da Informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. São Paulo: Fundepe, 2008. p. 19-33.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-23, out./nov. 2020.

GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo social e mediação da informação. Logeion: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 10-21, mar./ago. 2019.

GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, maio./ago. 2014.

GÓMEZ, Maria Nélida González de. As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 60-76, jan./abr., 2003.

GUARALDO, Tamara Souza Brandão. Cartas de leitores como espaços privilegiados de apropriação da informação e dos efeitos de sentido. Informação & Informação, Londrina, v. 25, n. 1, p. 373-404, jan./mar. 2020.

GUARALDO, Tamara Souza Brandão; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Discutir as origens: apontamentos para um debate acerca da informação e ciência da informação sob o olhar da mediação. Ponto de Acesso, Salvador, v. 14, n. 1, p. 137-158, dez. 2020.

MOSTAFA, Solange; AMORIM, Igor Soares. A materialidade Simondoniana e a questão da informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 27-45, set. 2021.

MCGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

PAREYSON, Luigi. Estética: teoria da formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Valotta Elias Borges, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Marília, SP.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Professor associado da Universidade Estadual de Londrina, professor titular do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) e professor colaborador do Mestrado Profissional da Universidade Federal do Cariri. 

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Borges, E. V. E., & Almeida Júnior, O. F. de. (2023). Apropriação: um pilar central da Ciência da Informação. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 18(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/61628

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos