Práticas informacionais e engajamento na Web

uma análise sobre Beyoncé e o impacto de sua popularidade no processo de disseminação de informação antirracista

Autores

  • Gláucia Aparecida Vaz
  • Beatriz Gonçalves Nogueira dos Santos

Palavras-chave:

Beyoncé, práticas informacionais nas redes sociais, informação antirracista

Resumo

Resumo

O presente estudo expõe a importância da luta antirracista a partir da compreensão de que a raça é uma produção sócio-histórica e cultural, geradora da marginalização de populações negras e que causa desigualdade social. No contexto das práticas informacionais, aponta-se a importância e possibilidades de articulações antirracistas a partir da análise da artista estadunidense Beyoncé Giselle Knowles-Carter, buscando avaliar o impacto de sua popularidade no processo de disseminação da informação antirracista, partindo dos conceitos de análise das práticas informacionais e do conceito de engajamento na web, com o intuito de avaliar a importância de suas produções para a luta antirracista devido à sua popularidade e influência internacional. Ao se partir dos conceitos de análise das práticas informacionais e de engajamento na web, os recortes de análise escolhidos foram suas apresentações no Coachella e o videoclipe e letra da música Formation. Durante a análise foram percebidas importantes referências à cultura negra e à luta antirracista, surtindo expressivos engajamentos como curtidas, visualizações e comentários de seguidores da artista nas redes sociais.

Link: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/849

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gláucia Aparecida Vaz

Doutora e Mestra em Ciências da Informação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharela em Biblioeconomia, pela UFMG. Coordena projetos para implementação da lei 10.639/2003 no sistema de ensino. Fundadora do portal de educação Atirracista “Insurgências Negras.

Beatriz Gonçalves Nogueira dos Santos

Graduanda em Biblioteconomia, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Pesquisadora a nível de Iniciação Científica pela USP sobre "Termos específicos presentes em romances de autoras negras brasileiras: visibilidade e antirracismo por meio de tesauros". Auxiliar de Biblioteca no Geledés: Instituto da Mulher Negra.

Publicado

2023-09-01

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos