Técnicas de marketing aplicadas a Biblioteca Padre Joaquim Colaço Dourado (UNIESP)
Palavras-chave:
Unidade de informação, Biblioteca, Marketing, Redes SociaisResumo
O uso de ferramentas de marketing é de extrema importância para a disseminação de diversos serviços, devendo-se no cenário atual incluir tais ferramentas nos serviços de informação disponibilizados por bibliotecas. O artigo teve como objetivo descobrir e apresentar as técnicas de marketing aplicadas a Biblioteca Padre Joaquim Colaço Dourado, e sua importância para o bom desenvolvimento no atendimento de seus usuários por meio da construção e instalação de um planejamento de marketing que venha suprir as necessidades de seus gestores e usuários. O estudo se apresenta como uma pesquisa de campo qualitativa, e análise fundamentada na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam para o uso eficiente e eficaz das ferramentas de marketing, principalmente por meio das redes sociais, concluindo-se que os mesmos proporcionam atingir um maior público, com a possibilidade de obter resultados de pesquisas de satisfação, a divulgação de treinamentos, visibilidade dos serviços pelo site institucional, aumentando assim as visitas e interação nos eventos realizados pela instituição, maior participação da comunidade acadêmica, aumentando a comunicação e relacionamento interpessoal com toda comunidade, que é de fundamental importância para aumentar o números de pessoas atendidas pelo espaço da biblioteca.
Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5560
Referências:
ARAÚJO, Walqueline S., PINHO NETO, Júlio A. S., FREIRE, Gustavo H. A. O uso das mídias sociais pelas bibliotecas universitárias com foco no marketing de relacionamento. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 47, p. 2-15, set./dez., 2016.
CINTRA, Flávia Cristina. Marketing digital: a era da tecnologia on-line. Investigação, v. 10, n. 1, p. 6-12, 2010.
DIÓGENES, Fabiene C. B., CUNHA, Murilo B. Desenvolvimento das universidades e bibliotecas universitárias na idade média até à modernidade. Revista Digital Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.15, n.1, p. 99-129, jan./abr. 2017.
FUJITA, Mariângela S. L. Aspectos evolutivos das bibliotecas universitárias em ambiente digital na perspectiva da rede de bibliotecas da UNESP. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 97-112, jul./dez. 2005.
KOTLER, P; BLOOM, P. N. Marketing para serviços profissionais. São Paulo, Atlas, 1988.
LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. Depoimentos e Discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Líber, 2005.
LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. Discurso do sujeito coletivo: representações sociais e intervenções comunicativas. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 502-507, 2014.
NUNES, Suzana C. CARVALHO, Kátia D. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, São Cristóvão, v.21, n.1, p.173-193, jan./mar. 2016.
SILVA, Thiago Leite Amaro; SALCEDO, Diego A. O marketing bibliotecário e a comunicação empresarial. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, v.3, n.8, p. 23-34, 2017.