Técnicas de marketing aplicadas a Biblioteca Padre Joaquim Colaço Dourado (UNIESP)

Autores

Palavras-chave:

Unidade de informação, Biblioteca, Marketing, Redes Sociais

Resumo

O uso de ferramentas de marketing é de extrema importância para a disseminação de diversos serviços, devendo-se no cenário atual incluir tais ferramentas nos serviços de informação disponibilizados por bibliotecas. O artigo teve como objetivo descobrir e apresentar as técnicas de marketing aplicadas a Biblioteca Padre Joaquim Colaço Dourado, e sua importância para o bom desenvolvimento no atendimento de seus usuários por meio da construção e instalação de um planejamento de marketing que venha suprir as necessidades de seus gestores e usuários. O estudo se apresenta como uma pesquisa de campo qualitativa, e análise fundamentada na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam para o uso eficiente e eficaz das ferramentas de marketing, principalmente por meio das redes sociais, concluindo-se que os mesmos proporcionam  atingir um maior público, com a possibilidade de obter resultados de pesquisas de satisfação, a divulgação de  treinamentos, visibilidade dos serviços pelo site institucional, aumentando assim as visitas e interação nos eventos realizados pela instituição, maior participação da comunidade acadêmica, aumentando a comunicação e relacionamento interpessoal com toda comunidade, que é de fundamental importância para aumentar o números de pessoas atendidas pelo espaço da biblioteca.

 

Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5560

 

Referências:

ARAÚJO, Walqueline S., PINHO NETO, Júlio A. S., FREIRE, Gustavo H. A. O uso das mídias sociais pelas bibliotecas universitárias com foco no marketing de relacionamento. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 47, p. 2-15, set./dez., 2016.

CINTRA, Flávia Cristina. Marketing digital: a era da tecnologia on-line. Investigação, v. 10, n. 1, p. 6-12, 2010.

DIÓGENES, Fabiene C. B., CUNHA, Murilo B. Desenvolvimento das universidades e bibliotecas universitárias na idade média até à modernidade. Revista Digital Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.15, n.1, p. 99-129, jan./abr. 2017.

FUJITA, Mariângela S. L. Aspectos evolutivos das bibliotecas universitárias em ambiente digital na perspectiva da rede de bibliotecas da UNESP. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 97-112, jul./dez. 2005.

KOTLER, P; BLOOM, P. N. Marketing para serviços profissionais. São Paulo, Atlas, 1988.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. Depoimentos e Discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Líber, 2005.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. Discurso do sujeito coletivo: representações sociais e intervenções comunicativas. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 502-507, 2014.

NUNES, Suzana C. CARVALHO, Kátia D. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, São Cristóvão, v.21, n.1, p.173-193, jan./mar. 2016.

SILVA, Thiago Leite Amaro; SALCEDO, Diego A. O marketing bibliotecário e a comunicação empresarial. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, v.3, n.8, p. 23-34, 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Lucineide Francisco de Lima, Reality Lab

Professora de Metodologia do Trabalho Científico, atualmente ministra aulas no Programa de Pós-Graduação - UNIFIP -RL Cursos e consultoria nas áreas de Psicopedagogia; Supervisão Escolar e Orientação Educacional; Atendimento Educacional Especializado (AEE). Palestrante e Idealizadora do Projeto Escrita Científica de Alto Impacto. Mestranda em Biblioteconomia - UFCA, Especialista em Planejamento e Gestão de Ensino Aprendizagem ? UNIPÊ, Graduada em Biblioteconomia ? UFPB, tem ampla experiência com orientação, assessoria e normalização de trabalhos acadêmicos, atuando há 10 anos no mercado, sendo referência na área de Escrita Científica de Alto Impacto, atualmente faz parte da equipe Docente do projeto de extensão Descomplica TCC ? planejamento, estrutura e normalização de trabalhos acadêmicos - UFPB. Coordenadora Acadêmica do FastFormat, Bibliotecária com experiência em gestão de biblioteca escolar.

Alessandro Pinon Leitão, Reality Lab

Graduado em Administração de Empresas pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP - 2006), Especialista em Metodologia de Ensino Superior (FACENE - 2009), MBA em Gestão Estratégica de Marketing (UFPE 2015). Fez parte do corpo docente do Curso Superior de Administração na Faculdade Santa Maria - PB. No SENAC como docente em gestão, empreendedorismo e marketing. Na Faculdade Maurício de Nassau nos Cursos de comunicação Social | Publicidade e Propaganda e Jornalismo em João Pessoa-PB. Prestou consultoria em marketing nas Faculdades Santa Maria e FAFIC na cidade de Cajazeiras-PB. Foi Analista de Marketing na Gráfica JB. Atualmente trabalha como Gerente Regional do Lojão Rio do Peixe e Docente nas Graduações nas áreas de Gestão (Administração e Gestão de RH) e nos cursos de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e nas Pós-Graduações do UNIESP. É professor convidado para ministrar módulos em pós-graduações e palestras nas seguintes instituições (Estácio de Sá, Faculdade Três Marias, Uninassau, Unifacisa, Unicorp e UFPB). É pesquisador nos Grupos de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber/CNPq/UFPB e Design Audio Visual - CI/CNPq/UFPB. Mercadólogo e possui experiência nas áreas de Administração e Comunicação, com ênfase principalmente em: publicidade, RP, marketing, empreendedorismo, comunicação, administração da produção e sistema de informação. Coordeno o Projeto de Pesquisa e Extensão Reality Lab - UNIESP

Luiz Felipe da Silva Candido, Reality Lab

Graduando em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Pós-Graduando em Gestão de Bibliotecas Escolares (Especialização) pela FAVENI, voluntario de Extensão PROBEX do projeto de Extensão Descomplica TCC; pesquisador do Grupo Reality Pesquisa da UNIESP; Secretario da Associação de Profissionais Bibliotecários da Paraíba (APBPB); Consultor Acadêmico e proprietário da Normalisa [Sic].

Publicado

2023-09-01

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos