Elaboração do tesauro do frevo

manifestações musicais

Autores

  • André Anderson Cavalcante Felipe UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Marcílio Bezerra Cruz UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Palavras-chave:

Frevo, Tesauro do frevo, Paço do Frevo

Resumo

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a proposta de um tesauro do frevo com ênfase no tema “música”, indicando suas categorias, termos, conceitos e demais especificidades, com base no acervo do Centro de Documentação e Memória Maestro Guerra-Peixe, localizado no Paço do Frevo. Especificamente, pretende garantir que o tesauro tenha uma exposição pública, fazendo uso da plataforma Thesa, bem como, assegurar que a estruturação enunciativa/linguística do tesauro seja conivente ao aspecto educativo, adotando os conceitos da Linguística de Texto. Metodologicamente, o estudo se distingue como bibliográfico-documental de base exploratória. As etapas propostas foram: a) seleção e escolha dos recursos bibliográficos para o desenvolvimento do tesauro; b) levantamento dos termos e atribuição de conceitos; c) categorização e estruturação dos descritores do tesauro do Frevo; e d) utilização de software para a construção do tesauro. Os resultados apontam que o estudo apresenta dois desdobramentos científicos, um direcionado especificamente à melhoria do processo de organização da informação na biblioteca Guerra-Peixe, com ênfase nas ações de representação temática, com ênfase na tradução conceitual de termos da linguagem natural para a linguagem artificial; outro com foco na  disponibilização do tesauro do frevo para além do Paço do Frevo, como um recurso didático ou educacional que apresenta a complexidade do frevo enquanto música, e além disso, corrobora para a divulgação e difusão deste patrimônio imaterial, tão caro e precioso para os pernambucanos.

Link: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/901

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Anderson Cavalcante Felipe, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutor  em  Estudos  da  Linguagem,  pela  Universidade  Federal  do  Rio  Grande  do  Norte (UFRN). Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel  em  Biblioteconomai,  pela  Universidade  Federal  do  Ceará  (UFC).  Professor  da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Marcílio Bezerra Cruz, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestre  em  Filosofia,  pela  Universidade  Federal  de  Pernambuco  (UFPE). Bacharel  em Biblioteconomia, pela UFPE. Doutorando em Filosofia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Substituto do Departamento de Ciência da Informação da UFPE.

Publicado

2023-09-01

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos