O princípio de universalização na teoria discursiva de Jürgen Habermas

Autores

  • André Guimarães Borges Brandão Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Princípio de Universalização, Moral, Direito, Interesses, Práxis Comunicativa

Resumo

Resumo

O presente artigo científico é parte de pesquisa destinada a investigar as implicações e interpretações advindas da transformação do posicionamento do princípio de universalização (U) operada na teoria do discurso do filósofo alemão Jürgen Habermas, sobretudo a partir de algumas de suas obras das décadas de 80 e 90. A pretensão cognitivista da ética do discurso fundamenta a moral diante da possibilidade de reconstrução racional discursiva das justificativas das normas. O teste de universalização faz parte da fundamentação, mas em que sentido? A fim de afastar o ceticismo quanto a pretensão de justificação prática, Habermas repensa a relação kantiana entre moral e direito. Mais precisamente, diante de sociedades complexas marcadas pelo Estado Democrático de Direito e pelo uso de discursos práticos diversos da moral para a justificação das práticas sociais, a legitimidade das normas passa por explicitar a relação discursiva entre direito, moral e política. É no âmbito deste desafio que o filósofo alemão vem modificando a formulação e o posicionamento de seu princípio de universalização (U) ao longo do tempo, bem como sua relação com o princípio do discurso (D) e, posteriormente, com o princípio da democracia (De). Após percorrermos este caminho, lançamos a hipótese, segundo a qual, a ênfase que Habermas confere ao direito em Facticidade e Validade junto do reposicionamento do ponto de vista moral, permite pensar de maneira dialógica a interação social como práxis comunicativa sem sujeitos.

Link: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6166

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Guimarães Borges Brandão, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGFIL- UFRRJ) Especialista em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Borges Brandão, A. G. (2023). O princípio de universalização na teoria discursiva de Jürgen Habermas. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 18(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/61670

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos