O cooperativismo como elemento de fortalecimento da agricultura urbana e periurbana

Autores

  • Rafael Lima Oliveira Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-3586-918X
  • Gabrielly dos Santos Lima Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • José Raimundo Oliveira Lima Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Cooperativa, Segurança Alimentar, Sustentabilidade

Resumo

Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) consubstanciam-se pela cooperação e por consequência em manifestações de cooperativismo. A realidade da AUP nas cidades brasileiras é marcada por limitações, entretanto, tem no cooperativismo uma potencial alternativa para atenuar estes entraves, bem como avançar em melhores perspectivas. Objetivou-se nesta pesquisa demonstrar como o cooperativismo pode auxiliar no enfrentamento de problemas que dificultam o fortalecimento e reconhecimento dos agricultores desta tipologia agrícola. Foram utilizadas amostras intencionais de trabalhos publicados sobre os temas que se articularam para a contextualização. Como resultados, observamos que a ausência de políticas públicas e disponibilidade de crédito são fatores limitantes para a AUP. O aumento, bem como o escoamento da produção também são dificuldades enfrentadas por estes agricultores. Estas dificuldades podem ser solucionadas a partir da cooperação, onde os membros buscam viabilizar a atividade agrícola, visando a autonomia dos associados, a sustentabilidade, a segurança alimentar e o desenvolvimento local. Portanto, o cooperativismo como elemento para o enfrentamento dos problemas e o fortalecimento da AUP, a partir dos princípios e valores cooperativistas torna-se uma alternativa socioeconomicamente viável.

 

Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6091

 

Referências:

ACI. Aliança Cooperativa Internacional. 2011. ICA Activities: descreve atividades da ACI. Disponivel em: http://www.ica.coop/activities/un/index.html. Acesso em: 26 abril. 2021.

ANDRADE, M. C.; ALVES, D. C. 2013. Cooperativismo e Agricultura Familiar: um estudo de caso. Revista de Administração IMED, v. 3, n. 3, p. 194-208.

ANJOS, E. 2019. Agricultura familiar e cooperativismo: notas introdutórias para o debate.

BATITUCCI, T. de O. et al. 2019. A Agricultura em Ecossistemas Urbanos: Um Passo para a Sustentabilidade das Cidades. Ambient. soc., São Paulo, v. 22.

BRASIL. 1971. Leis, etc. Lei 5.764.

BRASIL COOPERATIVO. 2012. Panorama Nacional do Cooperativismo 2012. Disponível em:. Acesso em: 20 jan. 2022.

BRASIL, P. F. 2013. O Brasil e a insegurança alimentar global: forças sociais e política externa (2003-2010).

FAO. 2012. Criar cidades mais verdes. Roma. 20p.

FRERÈ N, LUDOVICO RMR, MARTINS PF da S. Agricultura urbana em Belém – Pará. In: Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 37, Anais... Foz do Iguaçu – PR. SOBER; 1999. p. 1-10

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. 2022. Levantamento sistemático da produção agrícola.

MOUGEOT, L. J. A. 2000. Agricultura urbana: conceito e definição. Revista de Agricultura urbana, v. 1, n. 1, p. 01-08.

NAMORADO, R. 2007. Cooperativismo-história e horizontes.

OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. Brasília; OCB

OLIVEIRA FILHO, J. T. et al. 2017. O cooperativismo urbano: A experiência das cooperativas habitacionais no Brasil e no Uruguai. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, v. 4, n. 7, p. 75-86.

PESSOA, C. C.; DE SOUZA, M.; SCHUCH, I. 2006. Agricultura urbana e segurança alimentar: estudo no município de Santa Maria–RS. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 13, n. 1, p. 23-37.

PNAD, IBGE. 2015. Pesquisa nacional por amostra de domicílios. Rio de Janeiro: IBGE.

REDE BRASILEIRA DE PESQUISA EM SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (Rede PENSSAN). 2022. VIGISAN: 2° Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. Brasil: Rede PENSSAN.

SCHNEIDER, O.; LAUSCHNER, R. 1979. Evolução e Situação Atual do Cooperativismo Brasileiro. In: O Cooperativismo no Brasil: Enfoques, análises e contribuição. Rio Grande do Sul: Friedrich Naumann e Associação de Orientação às Cooperativas, p. 1-58.

SELLIN, V. B. 2019. Uma análise dos fatores que interferem no crescimento da agricultura urbana e periurbana na cidade de São Paulo. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

THE WORLDWATCH INSTITUTE. 2011. Inovações que nutrem o Planeta. Estado do Mundo.

THOMAS, C. Poor, development and Hunger. 2008. In BAYLIS, J.; SMITH, S.; OWENS, P. The Globalization of World Politics: An introduction to international relations. 4ed. New York: Oxford University Press.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Lima Oliveira, Universidade de São Paulo

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atuou como estagiário de Iniciação Científica no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais, onde desenvolveu protocolos de estabelecimento e micropropagação com a espécie Ziziphus joazeiro. Realizou o trabalho de conclusão de curso nas temáticas de manejo de resíduos sólidos, compostagem e vermicompostagem. Foi estagiário no Centro de Agroecologia Rio Seco e gerente de Recursos Humanos na empresa ConsultAgro Jr. Atualmente é Mestrando no Programa de Solos e Nutrição de Plantas na ESALQ-USP, atuando na área de microbiologia agrícola e o uso de pó de rocha na agricultura.

Gabrielly dos Santos Lima Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Agronomia pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

José Raimundo Oliveira Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação e Contemporaneidade pelo PPGEduC. Mestre em Gestão Integrada de Organizações pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Publicado

2023-09-01

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos