O cooperativismo como elemento de fortalecimento da agricultura urbana e periurbana
Palavras-chave:
Cooperativa, Segurança Alimentar, SustentabilidadeResumo
Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) consubstanciam-se pela cooperação e por consequência em manifestações de cooperativismo. A realidade da AUP nas cidades brasileiras é marcada por limitações, entretanto, tem no cooperativismo uma potencial alternativa para atenuar estes entraves, bem como avançar em melhores perspectivas. Objetivou-se nesta pesquisa demonstrar como o cooperativismo pode auxiliar no enfrentamento de problemas que dificultam o fortalecimento e reconhecimento dos agricultores desta tipologia agrícola. Foram utilizadas amostras intencionais de trabalhos publicados sobre os temas que se articularam para a contextualização. Como resultados, observamos que a ausência de políticas públicas e disponibilidade de crédito são fatores limitantes para a AUP. O aumento, bem como o escoamento da produção também são dificuldades enfrentadas por estes agricultores. Estas dificuldades podem ser solucionadas a partir da cooperação, onde os membros buscam viabilizar a atividade agrícola, visando a autonomia dos associados, a sustentabilidade, a segurança alimentar e o desenvolvimento local. Portanto, o cooperativismo como elemento para o enfrentamento dos problemas e o fortalecimento da AUP, a partir dos princípios e valores cooperativistas torna-se uma alternativa socioeconomicamente viável.
Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6091
Referências:
ACI. Aliança Cooperativa Internacional. 2011. ICA Activities: descreve atividades da ACI. Disponivel em: http://www.ica.coop/activities/un/index.html. Acesso em: 26 abril. 2021.
ANDRADE, M. C.; ALVES, D. C. 2013. Cooperativismo e Agricultura Familiar: um estudo de caso. Revista de Administração IMED, v. 3, n. 3, p. 194-208.
ANJOS, E. 2019. Agricultura familiar e cooperativismo: notas introdutórias para o debate.
BATITUCCI, T. de O. et al. 2019. A Agricultura em Ecossistemas Urbanos: Um Passo para a Sustentabilidade das Cidades. Ambient. soc., São Paulo, v. 22.
BRASIL. 1971. Leis, etc. Lei 5.764.
BRASIL COOPERATIVO. 2012. Panorama Nacional do Cooperativismo 2012. Disponível em:. Acesso em: 20 jan. 2022.
BRASIL, P. F. 2013. O Brasil e a insegurança alimentar global: forças sociais e política externa (2003-2010).
FAO. 2012. Criar cidades mais verdes. Roma. 20p.
FRERÈ N, LUDOVICO RMR, MARTINS PF da S. Agricultura urbana em Belém – Pará. In: Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 37, Anais... Foz do Iguaçu – PR. SOBER; 1999. p. 1-10
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. 2022. Levantamento sistemático da produção agrícola.
MOUGEOT, L. J. A. 2000. Agricultura urbana: conceito e definição. Revista de Agricultura urbana, v. 1, n. 1, p. 01-08.
NAMORADO, R. 2007. Cooperativismo-história e horizontes.
OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. Brasília; OCB
OLIVEIRA FILHO, J. T. et al. 2017. O cooperativismo urbano: A experiência das cooperativas habitacionais no Brasil e no Uruguai. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, v. 4, n. 7, p. 75-86.
PESSOA, C. C.; DE SOUZA, M.; SCHUCH, I. 2006. Agricultura urbana e segurança alimentar: estudo no município de Santa Maria–RS. Segurança Alimentar e Nutricional, v. 13, n. 1, p. 23-37.
PNAD, IBGE. 2015. Pesquisa nacional por amostra de domicílios. Rio de Janeiro: IBGE.
REDE BRASILEIRA DE PESQUISA EM SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (Rede PENSSAN). 2022. VIGISAN: 2° Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. Brasil: Rede PENSSAN.
SCHNEIDER, O.; LAUSCHNER, R. 1979. Evolução e Situação Atual do Cooperativismo Brasileiro. In: O Cooperativismo no Brasil: Enfoques, análises e contribuição. Rio Grande do Sul: Friedrich Naumann e Associação de Orientação às Cooperativas, p. 1-58.
SELLIN, V. B. 2019. Uma análise dos fatores que interferem no crescimento da agricultura urbana e periurbana na cidade de São Paulo. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
THE WORLDWATCH INSTITUTE. 2011. Inovações que nutrem o Planeta. Estado do Mundo.
THOMAS, C. Poor, development and Hunger. 2008. In BAYLIS, J.; SMITH, S.; OWENS, P. The Globalization of World Politics: An introduction to international relations. 4ed. New York: Oxford University Press.