Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais

Autores

Palavras-chave:

Competência em informação, Competências infocomunicacionais, Biblioteconomia, Moodle, Apropriação da informação, Competência Informacional, Information literacy, Ciência da Informação, Competência crítica em informação

Resumo

A competência em informação é um tema estudado desde os anos 1970, e atualmente está sendo repensada devido a questões complexas como desinformação, leitura e escrita em ambientes digitais e multiculturalidade. Baseada em três pilares: gerir conteúdos, avaliá-los e tomar decisões, e criar conhecimento, a competência em comunicação é fundamental para construir e manter relações positivas e colaborativas.

A convergência entre competência em informação e competência em comunicação resulta nas competências infocomunicacionais. Essas competências são metacognitivas e conectivistas, permitindo que as pessoas reconheçam suas fragilidades e potencialidades e utilizem espaços digitais para aprender, colaborar e desenvolver autonomia.

A abordagem das competências infocomunicacionais busca promover uma consciência crítica em informação, em que as pessoas façam escolhas conscientes sobre as competências que desejam desenvolver e por que desejam desenvolvê-las. A promoção dessas competências requer uma estrutura conceitual e metodológica, e experiências têm sido conduzidas nessa área.

Em 2020, Borges et. al (2022) conduziram uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais como curso de extensão oferecido a distância pela UFRGS através da plataforma Moodle, contando com a participação de professores do Brasil, de Portugal e da Espanha. O conteúdo foi desenvolvido ao longo de 13 semanas, com cada aula sendo composta de: um hipertexto sobre o tema da semana; uma videoaula; um chat entre alunos, professor e tutor; uma atividade; e materiais complementares, como artigos, indicações de documentários, reportagens e vídeos. Cada hipertexto, videoaula e atividade foi desenvolvido pelo professor especialista na temática.

A partir dessa experiência concreta, pode-se concluir que: 1) promover as competências infocomunicacionais é um tema pertinente para a Biblioteconomia e seus profissionais; 2) a abordagem deve evoluir do instrumental para a consciência crítica em informação, a partir da qual os sujeitos sejam estimulados a refletir sobre seu contexto e suas práticas no que tange à informação e à comunicação; 3) apesar de os estudos no escopo da “competência em informação” no Brasil terem alcançado certo avanço conceitual, há uma lacuna a ser preenchida no intervalo entre a teoria e a prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jussara Borges possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Ciência da Informação (2005) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas (2011), ambos pela Universidade Federal da Bahia. Realizou estágio doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal (2010) e pós-doutoral na Universidade Carlos III de Madrid (2016). É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCIN-UFRGS). Pesquisa e tem publicações da área de Informação e Comunicação, com ênfase em competências infocomunicacionais e a participação social de indivíduos e organizações. Foi bolsista de pós-doutorado no exterior pelo CNPq entre 2015 e 2016. Atualmente é docente na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e líder do Grupo de Pesquisa em Comportamento e Competências Infocomunicacionais (InfoCom).

Juana Belinaso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharela em Biblioteconomia (2020) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Técnica em Biblioteconomia (2009) pelo Instituto Federal do Rio Grande o Sul (IFRS). Integrou do grupo de pesquisa em Competências Infocomunicacionais (InfoCom), liderado pela professora Jussara Borges.

Érica Corrêa Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente graduanda do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha como freelancer para a editora independente Editora Kazuá. Já atuou como educadora infantil e deu aulas de teatros para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. Ajudou a produzir e registrar eventos culturais de entidades como o Núcleo de Cultura da Região Leste (Nucleste), Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul (AEERGS) e Associação Brasileira de Jornalistas e Escritoras (AJEB).

Publicado

2023-09-01

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos