Dois dedos de prosa sobre competência crítica em informação

Visualizações: 21

Autores

Palavras-chave:

Competências infocomunicacionais, Competência crítica em informação, Information literacy, Ciência da Informação, Desinformação, Fake news, Paulo Freire, Competência em Informação, Alfabetização midiática, Teoria Crítica

Resumo

O artigo aborda o tema da Competência Crítica em Informação (CCI) e apresenta uma síntese de dois estudos de doutorado realizados em 2021 no campo da Ciência da Informação. O objetivo é estabelecer um diálogo entre essas teses, destacando seus referenciais teóricos, resultados e convergências.

A primeira tese, de Brisola, discute a CCI como resistência à sociedade da desinformação, sob uma perspectiva freiriana. A autora faz um diagnóstico da sociedade da desinformação, analisando suas causas e motivações, e propõe o pensamento crítico e o ensino da CCI como caminhos para lidar com a informação na contemporaneidade. A tese também explora as bases epistemológicas da CCI, relacionando-a à Teoria Crítica e à Pedagogia Crítica, e propõe a inclusão de duas novas dimensões da CCI relacionadas ao gênero, feminismos, sexualidade e às relações étnico-raciais.

A segunda tese, de Doyle, aborda as competências em informação, mídias e tecnologias digitais e sua relação com a desconstrução de estereótipos de gênero. A autora defende que o ensino da informação como recurso estratégico pode preparar indivíduos para atuarem na sociedade contemporânea, ao mesmo tempo em que combate a discriminação de gênero. A pesquisa propõe práticas de ensino críticas para desconstruir estereótipos de gênero e promover uma sociedade mais justa.

O artigo conclui ressaltando a importância do ensino da CCI e a necessidade de uma abordagem condizente com sua epistemologia e princípios éticos. Também sugere a realização de estudos futuros sobre o ensino da CCI em relação às distopias informacionais e à desinformação, além de pesquisas que desenvolvam abordagens didáticas adequadas para o ensino da CCI.

https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/40000/30701

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Doyle, Universidade Federal de Rondônia

Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI do IBICT/UFRJ. Professora do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), vice-chefe do Departamento Acadêmico de Ciência da Informação (DACI) e presidenta do NDE. Pesquisadora da Coordenação de Tecnologias para Informação (COTEC) liderada por Milton Shintaku, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Membra da Febab, dos grupos de pesquisa LabCoInfo (UFRJ), Competência em Informação e Mediação (UNIR) e Tecnologias para Construção de Observatórios (IBICT), da RedeCoInfo (Rede de Competência em Informação do Rio de Janeiro) e parceira da Unesco MIL Alliance. Parecerista do periódico Communications in Information Literacy. É mãe, feminista, empolgada e se interessa por pesquisar, aprender/ensinar habilidades informacionais que ajudem as pessoas a desenvolver seu pleno potencial para combater injustiças, especialmente a desigualdade de gênero, e direcionar a sociedade para o bem viver.

Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral Brisola, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Ciência da Informação - IBICT/UFRJ (Mar. 2021). Prêmio CAPES de Teses 2022: "Competência Crítica em Informação como Resistência à Sociedade da Desinformação sob um Olhar Freiriano - Diagnósticos, epistemologia e caminhos ante as distopias informacionais contemporâneas". Mestre em Ciência da Informação  - IBICT/UFRJ (Mar. 2016). Professora/Tutora das Graduações de Jornalismo, Publicidade e Design (2021) Formada em Comunicação Social - Jornalismo na UNISUAM em 2012/2. Formada em Comunicação Social - Publicidade da UNISUAM em 2013/2. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, Editoria e Assessoria de comunicação. e imprensa. Membro do grupo de pesquisa Perfil-i (Perspectivas Filosóficas em Informação); Membro do grupo de pesquisa ESCRITOS (Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social); Membro do grupo Rede Coinfo. Pesquisas com enfoque em Competência Crítica em Informação, Desinformação, Fake News, Cidadania, participação cidadã, meio digital.

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Doyle, A., & Caldeira de Andrada Sobral Brisola, A. C. (2023). Dois dedos de prosa sobre competência crítica em informação. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 18(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/61761

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos