Uma revisão sistemática sobre ontologia da confiança

Autores

Palavras-chave:

ontologia da confiança, modelos de confiança, TEMAC, Teoria do Conceito, web semântica, Ontologias, Ciência da Informação, Representação da informação

Resumo

O artigo descreve as análises e resultados de uma revisão sistemática realizada para sintetizar as principais abordagens já publicadas sobre ontologia da confiança e identificar as tendências e oportunidades para novas pesquisas nesse campo. A metodologia utilizada foi a Teoria da Meta Abordagem Analítica Consolidada (TEMAC), envolvendo análises quantitativas e qualitativas em três etapas: planejamento e elaboração, apresentação e interrelacionamento dos dados, e detalhamento, integração e validação de evidências. Os resultados destacaram cinco questões principais. A evolução histórica das pesquisas em ontologia da confiança está associada às investigações em web semântica, e o uso de modelagem ontológica nesse domínio teve início em 2003. Há uma predominância de autores da área de Ciência da Computação, e a maioria das ontologias de confiança publicadas adotam uma abordagem de modelagem computacional. Além disso, foi identificado um vazio teórico nas pesquisas sobre o tema no campo da Ciência da Informação, especialmente considerando a Teoria do Conceito. Com base nesses resultados, é evidente a pertinência e oportunidade de realizar novas pesquisas sobre ontologia da confiança.

https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/29202/31555

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isa Salgado, Universidade de Brasília


Graduada em Ciência da Computação (1998) com especialização em Rede de Computadores pela Universidade Católica de Goiás (2001), MBA em Padrões Internacionais de Auditoria pela Universidade Católica de Brasília (2010) e mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2003). Foi auditora interna da Caixa Econômica Federal. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: rede de computadores, segurança da informação, certificação digital e arquitetura da informação. É instrutora da Universidade CAIXA e desenvolveu várias ações educacionais relacionadas à auditoria, a exemplo de Relatório de Auditoria, Supervisão de Trabalhos de Auditoria e Auditoria de Processo. É CPA20 e CISA. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade de Brasília.

Fernando William Cruz, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Processamento de Dados pela UnB (1988), mestrado em Informática pela UFPB (1992) e doutorado em Ciências da Informação pela UnB (2008). Tem experiência de mercado na área de TIC, com ênfase em desenvolvimento e suporte de sistemas de informação. Atuamente é professor adjunto da Universidade de Brasília com as seguintes atuações: (i) na Graduação em Engenharia de Software - FGA em disciplinas básicas de computação (sistemas operacionais, sistemas distribuídos, estruturas de dados, arquitetura e redes de computadores), (ii) na Pós-Graduação em Ciência da Informação - FCI realiza pesquisas voltadas para Organização e Representação da Informação, Estudos de Usuários e Bibliotecas Digitais. Participações recentes (desde 2012) em projetos ligados a sistemas colaborativos e web semântica.

 

Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Possui graduação em História pela Universidade de Brasília (1990), especialização em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente, é professor associado do Curso de Arquivologia e diretor da Faculdade de Ciência da Informação, da Universidade de Brasília. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Representação e Organização da Informação e do Conhecimento. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização de Arquivos, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, organização e recuperação de arquivos, gestão de documentos, formação profissional e políticas públicas de arquivo.

Publicado

2023-09-01

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos