Essas rugas têm História: o comportamento informacional da pessoa idosa no cenário da covid-19 sob o olhar plural da ciência da informação

Autores

Palavras-chave:

Comportamento Informacional, Busca da Informação, Uso da Informação, Pessoas Idosas

Resumo

Trata da temática comportamento informacional da pessoa idosa no contexto da pandemia da covid-19, tendo como contorno epistemológico o arcabouço teórico dos estudos de usuários, seus liames e limites, no intuito de aproximar o comportamento informacional, as necessidades de busca e o uso da informação, sob as lentes da Ciência da Informação – área do conhecimento que pode contribuir  com sua envergadura para desenvolver argumentos inerentes aos estudos informacionais em contextos negligenciados, nos quais  o acesso à informação se revela desafiador, caso singular dessa pesquisa, que  apresenta as seguintes questões norteadoras: Como entender o comportamento informacional da pessoa idosa, a busca e o uso da informação, diante dos desafios causados pela pandemia da Covid-19? Como as pessoas idosas que vivem na Instituição Espírita Nosso Lar (IENL) se comportam diante da busca e do uso da informação para saciarem suas necessidades informacionais, considerando que o sentido de aprender tem sintonia com a ânsia de adquirir conhecimentos para a vida? Aponta o seguinte objetivo geral: analisar o comportamento informacional em face a necessidade, a busca e o uso da informação e seus efeitos no mundo-da-vida da pessoa idosa assistida pela IENL, no contexto pandêmico da Covid-19. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com enfoque qualitativo, na perspectiva do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que têm depoimentos como matéria prima, sob a forma de um ou vários discursos-síntese que visa expressar o pensamento de uma coletividade. Como instrumento de coleta de dados adota a entrevista e o questionário semiestruturado, tendo sua construção baseada nas etapas discriminadas no modelo Carol Kuhlthau (1991). As análises e interpretação dos dados da pesquisa serão pautadas nas contribuições do modelo de comportamento de busca e uso da informação de Carol Kuhlthau (1991). Tenciona-se que os resultados da pesquisa contribuam para prover o pleno exercício dos direitos da pessoa idosa, inclusive no que concerne o acesso à informação e a promoção de um envelhecimento ativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleane Pamela dos Santos Franklin, mestranda do Programa de Pós-graduação de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduada em Bacharelado em Arquivologia pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA CAMPU V (2014). Mestranda em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (2021).

Edna Gomes Pinheiro, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal da Paraíba.

Doutora em Ciência da Informação (UFMG). Mestre em Ciência da Informação (UFPB). Bacharel em Biblioteconomia (UFC). Especialista em Sistemas Automatizados de Informação em Ciência e Tecnologia (UFC). Especialista em Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares (UFC). Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará. Bibliotecária da Secretaria de Educação do Estado Ceará. Professora da Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFPB). Atuou como Chefe Adjunta do Departamento de Ciência da Informação (UFPB), no período de junho/2009 a junho/2011. Atuou como Chefe do Departamento de Ciência da Informação (UFPB), no período de março/2013 a julho/2021. Consultora ad hoc de cursos do INEP/MEC. Possui experiência nas áreas: Produção, Organização e Utilização da Informação. Informação, cultura e sociedade, com ênfase nas temáticas: Representação descritiva da informação. Gestão de Bibliotecas universitária, públicas e escolares. Metodologia da trabalho científico. Usuários de sistemas de informação. Leitura, mediação e apropriação da informação. Leitura e formação de leitores. Ação cultural. Biblioterapia. Políticas públicas de fomento à leitura.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Edição

Seção

Pesquisas em andamento