Qualidade de dados em acervos do patrimônio cultural: uma avaliação diagnóstica semiautomática nos objetos culturais sob gestão do Instituto Brasileiro de Museus
Visualizações: 17Palavras-chave:
Organização da informação, Qualidade de dados, Padrões de documentação, Museologia, Acervos digitaisResumo
Objetivo: apresentar o resultado de avaliação diagnóstica de qualidade de dados realizada nas bases de dados dos museus vinculados ao Ibram frente às boas práticas de catalogação indicadas no guia de referência no campo da cultura digital, o Cataloging Cultural Objects.
Método: a exploração dos dados foi realizada por solução semiautomática com o uso de script em linguagem Python em 22 coleções de caráter museológico, representando mais de 17 mil itens de acervos das instituições sob gestão do Ibram.
Resultados: O diagnóstico permitiu aferir que os dados das coleções avaliadas carecem de um tratamento mais adequado em dimensões como características físicas do objeto de informação, descrição, localização geográfica e informações cronológicas. Por outro lado, as coleções se mostraram qualificadas em termos do uso adequado de taxonomias para a dimensão classificação.
Conclusões: Recomenda-se, assim, que práticas de catalogação maduradas oriundas de instrumentos de referência sejam incorporadas na modelagem de metadados das bases de dados dos museus sob gestão do Ibram, visando qualificar seus atuais padrões de documentação por meio de instrumentos de organização da informação mais sofisticados e orientados para usuários finais de sistemas de informação.
Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/90510