Produção editorial em bibliotecas universitárias: um olhar sobre as experiências no âmbito internacional e brasileiro
Palavras-chave:
Editoração, Produção Editorial, Biblioteca Universitária, Publicação Científica, Comunicação Científica, Edição de LivroResumo
Objetivo: Investiga experiências de bibliotecas universitárias brasileiras com serviços de editoração, especialmente de materiais como livros, teses, dissertações, livros didáticos, dentre outros alternativos.
Método: Pesquisas bibliográfica e de campo (quantos aos meios de investigação), exploratória e descritiva (quanto aos seus objetivos), e do ponto de vista da análise dos dados e demonstração dos resultados, possui abordagens qualitativa e quantitativa. Utiliza questionário semiestruturado e o aplica a 156 bibliotecas universitárias brasileiras, obtendo retorno de 36 instituições.
Resultado: Através da revisão de literatura, verificou que os colóquios entre a produção e serviços editoriais em bibliotecas universitárias já se encontram em fase de consolidação, principalmente no contexto norte-americano. Isto é, na produção científica internacional. Em contrapartida, a temática no Brasil é pouco explorada. A partir da pesquisa de campo examinou que ao mesmo no contexto das práticas, há cinco bibliotecas universitárias desenvolvendo projetos de serviços editoriais de materiais não seriados.
Conclusões: Conclui que as práticas editoriais em bibliotecas universitárias brasileiras ainda estão pouco amadurecidas. Todavia, nas bibliotecas que já oferecem serviços editoriais, o mesmo é bem-visto pela comunidade usuária e contribui com a visibilidade da biblioteca. Sugere que as bibliotecas brasileiras desenvolvam cooperação com iniciativas internacionais para apreender novas competências e modelos de negócios sustentáveis.
Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/91636