A mediação cultural e os referenciais de memória e identidade evidenciados nas performances e composições musicais de Arnaldo Almeida
Visualizações: 21Palavras-chave:
Informação musical, Mediação cultural, Memória, IdentidadeResumo
Objetivo: evidenciar vestígios de memória e identidade nas narrativas e produções musicais do compositor baiano, Arnaldo Almeida, que transparecem contribuições no processo de mediação cultural.
Método: Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, tendo como método o estudo de caso, sendo investigados documentos produzidos pelo músico e compositor Arnaldo Almeida, bem como sua narrativa, por meio da técnica de entrevista, a possibilidade de verificar as relações identitárias e memorialísticas na ação mediadora.
Resultado: Entre os resultados, identificou-se que Arnaldo Almeida possui, além da prática, percepções sobre a música, e sua representatividade, que lhe confere uma possibilidade de realizar uma mediação cultural consciente. Também é possível relacionar e compreender que a produção artística de Arnaldo Almeida possui entrelace da memória e da identidade que se expressa por meio da música, que resultam em ações de mediação cultural.
Conclusões: Conclui-se que, através da evocação de vestígios memorialísticos e identitários, considera-se a música um dispositivo informacional representativo da cultura que, de maneira integral, favorece o processo de constituição identitária dos sujeitos e preservação dos traços de memória.
Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/88160