A mediação cultural e os referenciais de memória e identidade evidenciados nas performances e composições musicais de Arnaldo Almeida

Autores

Palavras-chave:

Informação musical, Mediação cultural, Memória, Identidade

Resumo

Objetivo: evidenciar vestígios de memória e identidade nas narrativas e produções musicais do compositor baiano, Arnaldo Almeida, que transparecem contribuições no processo de mediação cultural. 

Método: Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, tendo como método o estudo de caso, sendo investigados documentos produzidos pelo músico e compositor Arnaldo Almeida, bem como sua narrativa, por meio da técnica de entrevista, a possibilidade de verificar as relações identitárias e memorialísticas na ação mediadora.

Resultado: Entre os resultados, identificou-se que Arnaldo Almeida possui, além da prática, percepções sobre a música, e sua representatividade, que lhe confere uma possibilidade de realizar uma mediação cultural consciente. Também é possível relacionar e compreender que a produção artística de Arnaldo Almeida possui entrelace da memória e da identidade que se expressa por meio da música, que resultam em ações de mediação cultural.

Conclusões: Conclui-se que, através da evocação de vestígios memorialísticos e identitários, considera-se a música um dispositivo informacional representativo da cultura que, de maneira integral, favorece o processo de constituição identitária dos sujeitos e preservação dos traços de memória.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/88160

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

Sousa, A. C. M. de, Santos, R. do R., Souza, T. M., & Santos, G. P. dos. (2024). A mediação cultural e os referenciais de memória e identidade evidenciados nas performances e composições musicais de Arnaldo Almeida. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 19(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/62048

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos