Alfabetização de dados no contexto da ciência da informação: análise dos cursos de graduação no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização de Dados, Ciência de Dados, Ciência da Informação

Resumo

Objetivo: Diante do desenvolvimento e uso da tecnologia grande quantidade de dados são gerados diariamente. Com iniciativas de incentivo no uso e reuso de dados no meio científico e empresarial, surge a necessidade de capacitar, por meio da Alfabetização de Dados, os estudantes e os profissionais da informação para tornarem os dados mais aplicáveis e compreensíveis. A presente pesquisa se propõe a criar uma ementa mais apropriada para a disciplina de “Ciência de Dados” nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Arquivologia no Brasil. 

Método: Esta pesquisa é exploratória e qualitativa, já consiste na seleção e a coleta de informações sobre a ementa das disciplinas voltadas para a Ciência de Dados nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Arquivologia no Brasil.

Resultado: Em alguns currículos das 24 universidades analisadas e 37 cursos identificados foram encontradas disciplinas que podem abordar a Ciência de Dados de alguma forma. Assim, no contexto brasileiro a ação mais assertiva seria incluir o tema “Alfabetização de Dados” no contexto das disciplinas de “Ciência de Dados”.

Conclusões: Foram identificadas poucas disciplinas nos cursos de graduação sobre Ciência de Dados e a falta de literatura sobre a Alfabetização de Dados, especialmente em língua portuguesa. Isso pode estar vinculado com a falta de disciplinas, por ser ainda uma abordagem pouco discutida no meio acadêmico da Ciência da Informação. Percebeu-se a necessidade de incluir a Alfabetização de Dados nos cursos de graduação no Brasil.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/94094

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-05-01

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos