Análise da produção científica de discentes cotistas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba

Autores

Palavras-chave:

produção científica, ações afirmativas, racismo estrutural, programa de p´ós-graduação em ciência da informação, universidade federal da paraíba

Resumo

As ações afirmativas são políticas públicas importantes para democratizar o acesso à educação e a produção do conhecimento. O presente estudo configura-se como uma pesquisa documental, descritiva e exploratória com abordagem quanti-qualitativa. Objetivou-se, por meio deste trabalho, mapear as produções científicas de discentes cotistas ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a nível de Mestrado e Doutorado, entre 2017 e 2019. Para formar o corpus da pesquisa, utilizou-se a Plataforma Lattes e o questionário eletrônico com as/os sujeitas/os da pesquisa no ambiente informacional digital. Como resultados elaborou-se quadros e gráficos para representação dos seguintes dados: autoria, título, ano, entre outras variáveis. Concluiu-se que é notória a pluralidade temática encontrada nas pesquisas recuperadas pelo estudo: Altimetria, Arquitetura da Informação, Fake News, Gestão da Informação, Preservação Digital, Tecnologia da Informação, entre outras. Além disso, evidencia-se que boa parte dos estudos recuperados se relacionam com os marcadores sociais de diferença: gênero, raça, classe, entre outros. Salienta-se a importância de um acompanhamento contínuo da produção científica de discentes cotistas no contexto do PPGCI/UFPB, bem como nos demais Programas de Pós-Graduação da área de Ciência da Informação.

Link: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/977/815

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Arthur Cordeiro Alves, Universidade Federal da Paraíba

Técnico em Arquivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Bacharel em Arquivologia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre e Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Rebeca Klywiann Mulatinho Cardone, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ana Patrícia Silva Moura, Universidade Federal da Paraíba

Professora do magistério superior - substituta - no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN), doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB); e graduada em Biblioteconomia pela mesma instituição. Participa do Grupo de Pesquisa Organização e Representação do Conhecimento vinculado ao PPGCI/UFPE. Atua nos temas: protagonismo social; mediação da informação; apropriação da informação; representação e organização da informação e do conhecimento; relações de gênero e interseccionalidade.

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos