As práticas informacionais no combate à homofobia e a construção da resiliência informacional

Autores

Palavras-chave:

resiliência informacional, práticas informacionais, homofobia, LGBTQIA, Espaço LGBT de João Pessoa

Resumo

Objetiva analisar se/como as práticas informacionais constituídas no Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBTQIA+ e Enfrentamento à LGBTQIAfobia da Paraíba, Pedro Alves de Souza (Espaço LGBT Pedrinho), em João Pessoa, têm contribuído para o desenvolvimento da resiliência informacional das pessoas LGBTQIA+ no contexto da homofobia. Utiliza a entrevista semiestruturada como técnica de coleta dos dados referentes às práticas dos participantes do espaço e o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como método para a análise dos dados. Observa-se que o processo de afirmação e expressão dos sujeitos participantes pela orientação sexual foi permeado por desafios informacionais que situavam a homossexualidade como exclusão. A interação com ambiente informacional possibilitou nesses indivíduos o desenvolvimento de práticas informacionais cotidianas, que contribuíram para o reconhecimento da orientação sexual e a promoção da resiliência informacional frente à homofobia, tornando-os conscientes e com mais iniciativas na tomada de decisões diante de contextos LGBTQIA+. Conclui-se que os espaços públicos direcionados à população LGBTQIA+ podem atuar na reformulação do entendimento sociocultural e afetivo das informações acerca da homofobia, construindo sujeitos resilientes diante das ameaças homofóbicas, na medida em que medeiam informações adequadas à realidade dos participantes de modo crítico, acolhedor e colaborativo.

Link: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/956/820

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Carlos da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e mestre em Ciência da Informação, graduado em Relações Públicas e Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba.

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba

É Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde leciona, desenvolve e orienta pesquisas nas áreas da Sociologia e da Ciência da Informação, com ênfase em: Sociologia e Economia Política da Informação, comunicação e Cultura, Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação e Práticas Informacionais.

Fellipe Sá Brasileiro, Universidade de Aveiro

Pós-Doutorado em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Comunicação Social - Relações Públicas - pela UFPB. Professor Adjunto do Departamento de Comunicação da UFPB. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da UFPB na linha de pesquisa Mídia, Cotidiano e Imaginário. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFPB. Professor Visitante no DigiMedia do Departamento de Comunicação e Arte da UA (2019-2020) pelo Programa de Professor Visitante no Exterior (PVEx/CAPES). Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB (2023-2025). Vice-Coordenador (2018-2020) e Coordenador (2021) do Curso de Relações Públicas da UFPB. Editor da Revista Culturas Midiáticas (2019-2021). Membro do Conselho Editorial da Revista E-Compós. Co-lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia, Comunicação e Informação (GEPSCI/UFPB/CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Redes, Políticas e Regimes de Informação (CNPq/UFRJ). Colabora com o Grupo Internacional E-Health and Wellbeing do DigiMedia (UA). Desenvolve estudos baseados em práticas de informação e comunicação - associados às tecnologias digitais - com ênfase nos temas: resiliência e letramento informacional, comunicação pública, comunicação organizacional, políticas de informação e comunicação para a ciência e o combate à desinformação.

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Silva, L. C. da, Alves, E. C., & Brasileiro, F. S. (2024). As práticas informacionais no combate à homofobia e a construção da resiliência informacional. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 19(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/62143

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos