Interfaces entre patrimônio cultural e a Ciência da Informação: o Inventário Nacional da Diversidade Linguística

Autores

Palavras-chave:

Ciência da Informação,, Patrimônio Cultural, Organização e Representação do Conhecimento, Inventário Nacional da Diversidade Linguística – Brasil

Resumo

Objetivo: Evidenciar o papel dos inventários como recursos produtores de informação e conhecimento dentro de um determinado do domínio do Patrimônio Cultural e suas contribuições para Ciência da Informação.
Metodologia: Desenvolve argumentações e reflexões fundamentado no método da revisão sistemática de literatura.
Resultados: Identifica a necessidade de políticas púbicas nacionais que reconheçam os inventários e seu potencial como instrumento de organização e representação de informações dos bens patrimoniais culturais.
Conclusões: Conclui-se que conhecer e analisar os mecanismos decisórios para o estabelecimento dos inventários aproxima a área do Patrimônio Cultural à Ciência da Informação pelo viés da organização e representação da informação. As instituições responsáveis pela gestão do patrimônio cultural ao proporem e elaborarem os inventários, com suas informações geradas, registradas, organizadas concorrem para o reconhecimento e institucionalização do próprio patrimônio inventariado.

Link: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/45965

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Lima Trindade, T., de Abreu Gomes, A. L., & Reginaldo de Oliveira, K. V. (2024). Interfaces entre patrimônio cultural e a Ciência da Informação: o Inventário Nacional da Diversidade Linguística. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 19(3). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/62264

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos