Gestão da Informação no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN: identificação das necessidades informacionais

Visualizações: 54

Autores

  • Felipe Gabriel Gomes de Medeiros Universidade Federal de Pernambuco
  • Nadi Helena Presser Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Gestão da Informação, Direito à Alimentação Adequada, Necessidades de Informação.

Resumo

Estudo exploratório baseado em técnicas de revisão documental, que visa identificar as necessidades informacionais no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN. Baseado na teoria da materialidade da informação de Bernd Frohmann, utiliza um corpus de análise constituído por seis relatórios de Conferências Nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional, dois Planos Nacionais, uma Lei e um Decreto Federais, produzidos entre 1995 e 2023, submetidos à análise categorial de conteúdo (Bardin, 2016). Conclui que as demandas informacionais no contexto do SISAN estão latentes em documentos que precedem sua criação formal e que são influenciadas pelo contexto social, político e econômico que permeia o Sistema, ademais identifica que muitas das demandas apresentadas ao longo de quase trinta anos não foram atendidas, de modo que a Gestão da Informação demonstra ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento de soluções informacionais que permeiam aos processos de gestão da informação contribuindo para a garantia do direito humano à alimentação adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Gabriel Gomes de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Gestão da Informação (2015), mestrado (2020) e doutorado (2025) em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Secretário Executivo de Combate à Fome do Governo de Pernambuco e Coordenador do Grupo de Trabalho de Segurança Alimentar e Nutricional do Consórcio Nordeste . Membro do grupo de pesquisa Prospecção e Práxis em Gestão da Informação. Atua nos seguintes temas de interesse: gestão da informação, desenvolvimento social, combate `à fome. 

Nadi Helena Presser, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Ciências Econômicas (1990), mestrado (1999) e doutorado (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós doutorado (2016) em Ciência da Informação pela Universidade Carlos III de Madri - Espanha. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, com atuação na graduação e no programa de pós-graduação stricto sensu na área da Ciência da Informação e no Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Gestão Pública . Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPE no período de 2020 - 2021. Editora Científica da Revista Navus - Gestão e Tecnologia no período de 2011-2022. Líder do grupo de pesquisa Prospecção e Práxis em Gestão da Informação. Atua nos seguintes temas de interesse: gestão da informação, desinformação, inovação inclusiva.

Downloads

Publicado

2025-08-30

Como Citar

Medeiros, F. G. G. de, & Presser, N. H. (2025). Gestão da Informação no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN: identificação das necessidades informacionais. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 20(1), 028–038. Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/62714

Edição

Seção

Pesquisas em andamento