Literacia Digital e Governança Arquivística na implantação do SEI: uma investigação em andamento

Visualizações: 0

Autores

Palavras-chave:

Literacia Digital, Arquivologia Pós-Custodial Sistêmica, Governança Arquivística, Sistema Eletrônico de Informações

Resumo

As instituições, da atualidade, dependem de sistemas digitais para produzir, tramitar, acessar e arquivar documentos etc. Com isso, torna-se necessário políticas e ações que visem o desenvolvimento da Literacia Digital no Brasil. E a Arquivologia Pós-custodial Sistêmica de Portugal retrata uma visão holística que pode fundamentar e orientar os processos de incentivo e promoção da Literacia Digital e direcionar à noção de Governança Arquivística. Nesse sentido, o objetivo geral é promover orientações para construção de políticas de Literacia Digital voltadas à dimensão da macroarquivologia e sistêmica, a partir da realidade do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). E para isso, traçamos os seguintes objetivos específicos a) Depreender como a perspectiva sistêmica, de Portugal, e a noção de Governança Arquivística podem contribuir na estruturação das políticas de Literacia Digital; b) Investigar como as políticas abrangem o desenvolvimento da Literacia Digital direcionado à padronização do SEI; e c) Apontar as estratégias que poderiam ser seguidas para garantir a Literacia Digital em uma dimensão da macroarquivologia e sistêmica. Enquanto metodologia, utilizamos o Método Quadripolar que permite a inter-relação entre os polos epistemológicos, teórico, técnico e morfológico da pesquisa. Consideramos, portanto, que esse estudo contribuirá, significativamente, para o desenvolvimento tecnológico, científico e social do país, uma vez que estuda um tema muito relevante para o contexto arquivístico e social brasileiro associado às inovações tecnológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Soares Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Mestranda em Gestão de Documentos e Governança Arquivística pelo programa associado entre a UEPB e UFPB (2024-2025). Graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente, é Professora Substituta da UEPB, no curso de graduação em Arquivologia, leciona as disciplinas de Estrutura e Linguagem para Organização da Informação Web, Gestão das Tecnologias e Sistemas Arquivísticos, Teoria da Informação e Arquivos Permanentes. É também pesquisadora em Gerenciamento de Projetos e Processos do Projeto Limite do Visível (FAPESQ/SECTIES). Com vasta experiência prática nos arquivos. Desenvolve pesquisas no campo da Arquivologia, no que diz respeito à Literacia Digital nos arquivos, como também nos processos de Gestão e Governança Arquivísticas quanto às políticas e ações de adaptação e uso de sistemas digitais direcionados à educação digital dos colaboradores. E é integrante do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade (GPAS), cuja linha de pesquisa é Arquivologia e suas dimensões interdisciplinares.

Eliete Correia dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras e Arquivologia. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia, coordenadora e professora permanente do PPGDARQ-UEPB/UFPB. Profa. Permanente do PPGLE-UFCG. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ações educativo-culturais em arquivos, linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, Difusão em arquivos, inteligência artificial, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, estudos Bakhtinianos. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos, ações educativo-culturais e metodologias decoloniais em arquivos, pesquisas que envolvem inteligência artificial e governança arquivística. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivologia e suas dimensões interdisciplinares. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia.

Ana Lúcia Terra, Universidade de Coimbra

Ana Lúcia Terra is an Assistant Professor at the Faculty of Arts and Humanities, University of Coimbra, teaching in the Bachelor's, Master's and Doctoral degrees in Information Science, since November 2020. She holds a PhD in Information Science (2009) from the University of Coimbra, a degree in History and a Master's degree in Modern History from the same institution. She also holds a Specialisation Diploma in Documentation Sciences (Archives and Libraries/Documentation options) from the University of Coimbra. Since 2002, she has been teaching Information Science, in the Degree in Library and Information Sciences and Technologies and in the Master in Business Information, and also in the Post-Graduate Specialisation Course in School Library Management (Polytechnic Institute of Porto). In 2009, she was awarded the Raul Proença Prize (Portuguese National Association of Librarians, Archivists and Documentalists). She is an integrated member of CEIS20 - UC and a collaborating member of CEOS-PP (Polytechnic Institute of Porto) and CITCEM (University of Porto). She is President of the Iberian Chapter of ISKO and an elected member of the Board of the Bobcatsss Association (AKA Euclid). She coordinated the Information Science Working Group of SOPCOM (2013-2019). Her research and publications focus on information management, information behaviour, knowledge organisation and information representation. She participates as a principal investigator and as a researcher in several funded projects (Erasmus+, FCT, etc).

Downloads

Publicado

2025-12-09

Como Citar

Soares Santos, A. C., Correia dos Santos, E., & Terra, A. L. (2025). Literacia Digital e Governança Arquivística na implantação do SEI: uma investigação em andamento. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 20(2), 034–056. Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/62729

Edição

Seção

Pesquisas em andamento