Mediação institucional e processo socioinformacional de monitoramento dos direitos da criança no sistema mundial

Autores

  • Maria Guiomar da Cunha Frota
  • Pedro Alves Barbosa Neto

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central analisar os referenciais teóricos que permitem correlacionar o processo socioinformacional e de monitoramento dos direitos humanos, no contexto da implementação da Convenção dos Direitos da Criança da ONU (CRC) pelos Estados que a ratificaram. A CRC é o principal documento jurídico regulador dos direitos da criança no plano internacional e foi ratificada pela quase totalidade dos países pertencentes à Organização das Nações Unidas. O artigo é estruturado em três partes, a primeira é referente à incorporação dos direitos da criança no sistema mundial, a segunda apresenta os conceitos de mediação cultural e de mediação institucional e por fim a terceira parte do artigo demonstra o processo socioinformacional para o monitoramento da CRC. No plano teórico pretende-se demonstrar como processos socioinformacionais se constituem e podem ser compreendidos como parte da mediação cultural e institucional.

 

Palavras-chave: Mediação institucional. Mediação cultural. Direitos da criança. Monitoramento socioinformacional. Direitos humanos. Dimensão sociopolítica da informação.


Link para o texto completo (HTML)
http://dgz.org.br/dez10/Art_04.htm

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2012-02-09

Como Citar

Frota, M. G. da C., & Barbosa Neto, P. A. (2012). Mediação institucional e processo socioinformacional de monitoramento dos direitos da criança no sistema mundial. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 6(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/12046

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos