A interferência da biblioteconomia clínica para o desenvolvimento da saúde

Visualizações: 16

Autores

  • Antonio Guilherme Rocha Guimarães
  • Mirtysiula Cadengue Lopes

Resumo

A biblioteconomia clínica surgiu com o objetivo de apoiar, atualizar e contribuir para o aprendizado contínuo e a tomada de decisão, indicando aos profissionais de saúde as melhores evidências da literatura. Pretende-se com a pesquisa elucidar a importância do trabalho em conjunto dos profissionais da informação com os profissionais da área de saúde, visando uma melhor qualificação no atendimento ao paciente. A partir de um levantamento bibliográfico em anais de eventos, revistas e bases de dados online, utilizando os descritores, biblioteconomia clínica, saúde baseada em evidências e bibliotecas e unidades de informação em saúde, foi realizado uma revisão de literatura abordando no presente trabalho, a intervenção de uma unidade de informação na constante atualização das equipes multidisciplinares clínicas, as necessidades informacionais dos profissionais da área de saúde e a atuação dos bibliotecários na construção desse conhecimento. Com a finalização do estudo percebe-se a fragilidade e a importância da mediação envolvida, visando o crescimento das duas áreas do conhecimento, e ressaltando cada vez mais que no Brasil há muito campo para essa junção tão produtiva.

 

Palavras-Chave: Biblioteconomia clínica. Saúde baseada em evidência. Necessidades informacionais. Atualização profissional. Bibliotecas e unidades de informação em saúde.

 

Link para o texto completo (PDF)
http://143.106.108.14/seer/ojs/index.php/rbci/article/viewFile/509/pdf_13

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2012-08-20

Como Citar

Guimarães, A. G. R., & Lopes, M. C. (2012). A interferência da biblioteconomia clínica para o desenvolvimento da saúde. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 6(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/13278

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos