Recuperação da informação: estudo da usabilidade na base de dados Public Medical (PUBMED)

Autores

  • Odete Máyra Mesquita Coelho
  • Virgínia Bentes Pinto Professora Associada do Departamento de Ciências da Informação (DCI) da UFC.
  • Marckson Roberto Ferreira de Sousa Professor adjunto do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFPB

Resumo

O presente estudo é parte da pesquisa de Mestrado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Propõe investigar qual o entendimento que os médicos residentes têm sobre o processo de recuperação de informação na base de dados Public Medical, mais conhecida como PubMed, levando em consideração os aspectos relativos à usabilidade na interação humano-computador, os recursos disponíveis e o nível de satisfação do usuário no processo de busca. Pesquisas sobre Recuperação de Informação em bases de dados especializadas são atuais e de extrema relevância, visto que o desenvolvimento das tecnologias eletrônicas e digitais de informação e de comunicação vem aumentando a capacidade de armazenamento em bases de dados, assim como tem facilitado o acesso e a autonomia de usuários. O percurso metodológico inclui a realização da primeira etapa deste estudo com a avaliação heurística da interface da base referenciada, avaliação esta baseada nas diretrizes propostas por Nielsen e Tahir. Na segunda etapa pretendemos realizar os testes com usuários por meio de entrevistas e questionários. Palavras-chave: Sistema de Recuperação de Informação. Usabilidade. Bases de dados. PubMed. Avaliação heurística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odete Máyra Mesquita Coelho

Professore substituta do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Cieará - UFC. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Virgínia Bentes Pinto, Professora Associada do Departamento de Ciências da Informação (DCI) da UFC.

Pesquisadora de Produtividade-PQ-CNPq. Bacharel em Biblioteconomia- Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Filosofia-Tratamento cognitivo da informação-Laboratoire danalyse cognitive de linformation (LANCI). Université du Quebec à Montreal-Dept. (2006). Estágio Pós- Doutoral no Instituto de Linguistica Aplicada (IULA ) da Universidad Pompeu Fabra- Barcelona e Cátedra Interuniversitária de Derecho y Genoma Humano- Universidad de Deusto-Pais Basco (2013)Doutorado em Sciences de lInformation et de la Communication- Université Stendhal-Grenoble-3-França (1999). Professora Associada III da Universidade Federal do Ceará-UFC e Coordenadora do DINTER/UNESP/UFC. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraiba.

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Professor adjunto do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFPB

Professor do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Possui Doutorado em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1999), com pesquisa na área de Interfaces Humano-Computador, Mestrado em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Energia pela Universidade Federal da Paraíba (1992), Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1990).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-12-19

Edição

Seção

Pesquisas em andamento