Inovação Social em Políticas Públicas: a juventude em foco

Autores

  • Adriane Maria Arantes de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Ana Maria Pereira Cardoso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Leticia Caroline Barche Tatemoto Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Djenane Alves Costa Pio Centro Universitário UNA.

Resumo

Introdução: O artigo trata a inovação social no contexto de políticas públicas para a juventude. Estabelece as bases conceituais para tratamento da questão e apresenta resultados preliminares de um estudo comparado sobre políticas para juventude e modelos de gestão para sua efetiva realização. Objetivo: Apresentar modelos de gestão de políticas públicas para a juventude analisadas em duas situações: a espanhola e a brasileira, valorizando a articulação da gestão em rede em prol da inovação social. Metodologia: Estudo exploratório que partiu da revisão de literatura, procedeu à análise documental e levantamento sistemático de informações de sites de governos estaduais e municipais brasileiros. Como observação das práticas foram estudadas a experiência européia a partir das atividades desenvolvidas pelo European Youth Information and Counselling Agency e pelo Instituto de La Juventud da Espanha e a experiência do programa estruturador PLUG Minas do governo do Estado de Minas Gerais. Resultados: A análise dos resultados retrata os principais focos das políticas da juventude européia e brasileira, destacando o caráter inovador do modo de gestão dessas iniciativas. Conclusões: A construção da autonomia, já solidificada entre os focos das políticas para a juventude na Espanha, é recente no Brasil, e começa a ganhar espaço entre políticas que visam preencher o tempo ocioso ou dar treinamento profissional. Brasil e Espanha convergem para modelos de gestão mais abertos e inclusivos em seus projetos para a juventude Palavras-chave: Inovação Social. Inovação no setor público. Políticas Públicas para Juventude. Gestão em rede. Informação/formação para a juventude. Link para o texto completo (PDF) http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13543/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Maria Arantes de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Doutora em Ciência da Informação – Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Ana Maria Pereira Cardoso, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Doutora em Ciências da Comunicação – Universidade de São Paulo. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Leticia Caroline Barche Tatemoto, Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutoranda em Ciência Política – Universidade Federal de Minas Gerais.

Djenane Alves Costa Pio, Centro Universitário UNA.

Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Centro Universitário UNA.

Publicado

2013-12-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos