Biblioterapia com Crianças com Câncer

Autores

  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Ceará.
  • Ariluci Goes Elliott Universidade Federal do Ceará.
  • Modesto Leite Rolim Neto Universidade Federal do Ceará.

Resumo

Introdução: Relato de experiência do projeto de extensão “Biblioterapia com crianças com câncer, a leitura como atividade lúdica”, realizado pelo Curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Ceará – UFC / Campus Cariri. Objetivo: Humanizar o tratamento das crianças hospitalizadas, realizando a leitura de histórias com propósitos terapêuticos. Metodologia: Leitura em grupo e individual, a contação de histórias, dramatização e oficinas de desenho. Resultados: A biblioterapia conduz à pacificação das emoções, a desfocalização do problema de saúde enfrentado, reforçado pelas qualidades estéticas oferecidas pela literatura. A leitura apazigua as emoções resultantes da doença e conduzem a estados de espíritos suscetíveis ao tratamento. Conclusões: Os cursos de graduação em Biblioteconomia estão percebendo nesta área o incentivo a novos processos de aprendizagens e competências, através dos indicadores saúde-doença na complementaridade necessária para trazer a tona à humanização e a ética, em meio às circunstâncias vivenciadas no ambiente hospitalar. Palavras-chave: Biblioterapia. Leitura – função terapêutica. Biblioterapia – Câncer. Link para o texto completo (PDF) http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/10992/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Ceará.

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, UnB. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, UFC.

Ariluci Goes Elliott, Universidade Federal do Ceará.

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, UFC.

Modesto Leite Rolim Neto, Universidade Federal do Ceará.

Professor Livre Docente pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, USP. Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, UFC.

Publicado

2013-12-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos