Revistas Internacionais para a área de Ciência da Informação: outra visão além do sistema Qualis/Capes

Autores

  • Adilson Luiz Pinto Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Sibele Silva de Fausto Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Resumo

Introdução: Estudo da presença das revistas da lista Qualis/Capes representadas internacionalmente para a área da Ciência da Informação, contrastada com as revistas presentes na base de dados Web of Science e em outras fontes informacionais (LISA, Library Literature & Information e Ulrich´s International Periodicals Directory). Objetivo: Averiguar a coerência da lista de títulos estrangeiros e de editoriais internacionais da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação no sistema Qualis/Capes. Metodologia: Pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa da produtividade científica dos docentes dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia no período de 1995/2004, cujos dados obtidos foram sistematizados e gerados em forma de tabelas e mapas de relações. Também foram trabalhadas as informações nas versões anteriores da listagem Qualis/Capes, verificando a evolução e possíveis inadequações na presença de certas revistas e outras não. Resultados: Como principais resultados, constatamos que poucas revistas da listagem Qualis/Capes fazem parte da Web of Science (referência mundial em revistas científicas), indicando a possibilidade dessa listagem ser influenciada por outras áreas das Ciências Sociais Aplicadas I, em desconsideração à Ciência da Informação, uma vez que há um escopo muito restrito para essa área em visibilidade internacional, neste modelo. Conclusão: Os resultados indicam que a Ciência da Informação é a área mais próspera em estudos científicos dentro das áreas de Ciências Sociais Aplicadas I e sua qualificação inferior é injusta, uma vez que a listagem Qualis/Capes dessa área é sujeita a grande interferência de outras áreas. Palavras-chave: Revistas científicas internacionais. Listagem Qualis/Capes. Web of Science. Link para o texto completo (PDF) http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/8895/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Luiz Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutor em Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid. Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Sibele Silva de Fausto, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Especialista em Informação em Ciências da Saúde pela UNIFESP/BIREME/OPAS/OMS. Bibliotecária da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, EEUSP.

Publicado

2013-12-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos