História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas Bibliotecas Públicas do Cariri Cearense

Autores

  • Nicácia Lina do Carmo Universidade Federal do Ceará.
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Ceará.
  • Joselina Silva Universidade Federal do Ceará.

Resumo

Procura observar nas bibliotecas públicas municipais das cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, no Cariri cearense, a existência e a utilização dos recursos didáticos e paradidáticos que possam auxiliar educadores e educandos na efetividade da realização da lei 10.639/03, que trata dos estudos sobre História Africana e Cultura Afro-brasileira. Considerando que um número ainda pequeno de professores se beneficiou destes conhecimentos em sua formação, o apoio dos profissionais da informação – bibliotecários, torna-se sobejamente referencial, no que tange à complementação dos conteúdos. Essa concepção contribui para promover mudanças no paradigma da relação bibliotecário e usuários no que concerne ao tema das africanidades. Realiza um levantamento do acervo das bibliotecas mencionadas que possa atuar como apoio aos professores para ministrarem os conteúdos preconizados pela lei 10.639/03 e como auxílio às pesquisas dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa exploratória com entrevistas semiestruturada e pré-elaborada aplicada aos bibliotecários e/ou técnicos responsáveis pelas bibliotecas em estudo. Busca contribuir com uma produção científica de alta qualidade, combinando aspectos metodológicos e os resultados da pesquisa. Palavras-chave: Biblioteca Pública. Lei 10. 639/03. Cultura Afro-Brasileira – Biblioteca Pública. Link para o texto completo (PDF) http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/84/85

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicácia Lina do Carmo, Universidade Federal do Ceará.

Graduada em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri.

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Ceará.

Doutoranda em Ciência da Informação, pela UnB. Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri.

Joselina Silva, Universidade Federal do Ceará.

Doutora em Ciências Sociais, pela UERJ. Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri.

Publicado

2013-12-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos