Bibliotecas Públicas no século XXI: uma releitura da literatura

Autores

  • Marcel Pereira Santos Instituto Federal de São Paulo.
  • Cintia Almeida da Silva Santos Instituto Federal de São Paulo.

Resumo

A literatura sobre as bibliotecas públicas no Século XXI aborda os novos perfis e conceitos acerca desse organismo, seus profissionais, seus usuários, a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação, entre outros aspectos. O presente estudo objetivou realizar uma breve releitura da literatura deste temário a fim de identificar e apresentar as prospecções traçadas para este novo cenário, em que se tem novos perfis de usuários, novas práticas, assim como novos desafios. O estudo pautou-se na realização de pesquisa bibliográfica na literatura da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase nos temas: tipologia das bibliotecas públicas, Tecnologias de Informação e de Comunicação, estudo de uso e de usuários de bibliotecas públicas. Como resultados, apresenta-se uma concepção para a biblioteca pública contemporânea: uma biblioteca que deverá atuar de forma dinâmica e interativa, devendo incorporar e se adaptar às novas tecnologias, sem perder a essência de seu foco principal, sendo este seu usuário. Palavras-chave: Bibliotecas Públicas – Século XXI. Tecnologias da Informação e da Comunicação. Estudo de Usos e Usuários. Link para o texto completo (PDF) http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/89/89

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcel Pereira Santos, Instituto Federal de São Paulo.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos e bibliotecário do Instituto Federal de São Paulo.

Cintia Almeida da Silva Santos, Instituto Federal de São Paulo.

Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos e bibliotecária do Instituto Federal de São Paulo.

Publicado

2013-12-20

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos