A Questão do Gênero na Literatura em Ciência da Informação

Autores

  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Estadual Paulista.
  • Bruna Silva do Nascimento Universidade Federal do Paraná.

Resumo

Estudo descritivo que utiliza método bibliométrico, para verificar a presença da mulher como produtora de informação científica e analisar como a temática gênero vem sendo trabalhada na literatura da área de Ciência da Informação no Brasil. Utiliza a Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci) como fonte dos dados empíricos acerca da produção científica circunscrita à referida temática. Observa a assiduidade com que o tema tem sido tratado nos artigos publicados, os autores mais produtivos e suas condições profissionais e acadêmicas. Os dados foram organizados e tratados utilizando-se o software Excel para a confecção dos gráficos e tabelas. O estudo contabilizou 74 artigos, escritos por 102 autores distintos, que contemplaram a temática gênero entre os anos de 1972 e 2011. Identifica a predominânica da autoria individual dos trabalhos e observa o aumento no número de artigos publicados sobre o tema nos últimos anos. Palavras-chave: Gênero. Periódico científico. Bibliometria. Link para o texto completo (PDF) http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/33285/23782

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Estadual Paulista.

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora Sênior [Universidade Federal de Pernambuco – UFPE] e Professora Permanente [Universidade Estadual Paulista – UNESP].

Bruna Silva do Nascimento, Universidade Federal do Paraná.

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Doutoranda [Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Publicado

2013-12-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos