Análise sobre o desenvolvimento do campo de estudo em informação científica e técnica nos Estados Unidos e na antiga União Soviética durante a guerra fria (1945-1991)

Autores

  • Roberto Lopes dos Santos Junior Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Resumo

Analise histórica sobre o desenvolvimento da Ciência da Informação e do campo de estudo em informação científica e técnica nos Estados Unidos e na antiga União Soviética, entre o final da segunda guerra mundial até a dissolução da URSS, em 1991. Em relação aos EUA, será feito uma abordagem sobre a evolução inicial da área, influenciada pela contribuição de campos como a Ciência da computação, Comunicação, Documentação e Biblioteconomia; das iniciativas governamentais que estimularam o aumento do número de pesquisas relacionadas à informação no país, e sobre a consolidação epistemológica da Ciência da Informação e o desenvolvimento desse campo após os anos 1960. Em relação a URSS, será feita a descrição de como funcionavam os principais órgãos e institutos de pesquisa no país, os serviços de informação, os periódicos científicos, a formação profissional na área e, por último, os eventos técnico-científicos em Ciência da Informação ocorridos na antiga União Soviética e em âmbito internacional. A pesquisa, de forma preliminar, confirma a importância das cenas norte-americana e soviética para o desenvolvimento e consolidação da Ciência da Informação na segunda metade do século 20. Palavras-chave: História da Ciência da Informação. Ciência da Informação nos Estados Unidos. Ciência da Informação na União Soviética. Link para o texto completo (PDF) http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/217/233

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Lopes dos Santos Junior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT. Professor substituto na escola de Arquivologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2013-12-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos