Contribuição ao campo de usuários da informação: em busca dos paradoxos das práticas informacionais

Autores

  • Flávia Virgínia Melo Pinto Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais.

Resumo

Pretende-se debater as concepções teórico-metodológicas dos estudos de usuários da informação, criticamente, considerando a historicidade, a totalidade e as contradições da sociedade capitalista como constituidoras das práticas informacionais dos sujeitos. As atuais abordagens de estudos de usuários da informação, tradicionais e alternativas, mostram-se limitadas por não abarcarem a complexidade dos aspectos que formam os sujeitos e a sua constituição social. Desconsideram a dimensão histórico-social da ação humana, focando somente a ação individual. Entende-se que, para compreender as práticas informacionais dos sujeitos, é necessário situá-las historicamente, considerando-se que a subjetividade não está descolada da estrutura social. Para a construção de um método ou de uma forma de olhar crítica, sugere-se a adoção de categorias de análise desenvolvidas por Pierre Bourdieu. Apresentam-se as categorias habitus, campo social e capital simbólico para tentar compreender as práticas informacionais construídas no cruzamento entre as relações sociais baseadas na exploração de uma classe sobre outra (e de dominação de um grupo sobre outro) e compreender também a percepção subjetiva dos indivíduos. Palavras-chave: Método. Práticas informacionais. Usuários da informação. Link para o texto completo (PDF) http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/1204/1179

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Virgínia Melo Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais.

Mestranda, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, 31270-010, Belo Horizonte, MG, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: A.F.M. PINTO.

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais.

Professor Doutor, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Publicado

2013-12-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos