Redes sociais de produção e colaboração tecnológica para o descarte de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos

Autores

  • Luciara Cid Gigante Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Brasil.
  • Camila Carneiro Dias Rigolin Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Brasil.
  • Júlia Fernandes Marcelo Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Brasil.

Resumo

Introdução: Esta pesquisa teve como objetivo geral mapear e analisar as redes sociais de produção e colaboração tecnológica, em documentos de patentes, relativas às inovações sobre descarte de lixo tecnológico, também chamado de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos. O referencial teórico é pertinente ao campo de estudos “Ciência, Tecnologia e Sociedade”. Método: A metodologia baseou-se na aplicação das técnicas relativas à Análise de Redes Sociais, caracterizada pelo mapeamento e mensuração dos fluxos e relações e colaborações entre os inventores das patentes de inovações relativas ao descarte de lixo tecnológico. Resultados: Os resultados apontam a pouca expressividade da colaboração internacional neste domínio, e a liderança da China no que diz respeito ao registro de patentes sobre descarte de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos. Conclusão: As possíveis causas da pouca colaboração internacional nesta área de pesquisas tecnológicas derivam da ausência de harmonização legal no campo da propriedade industrial, associada às distâncias geográficas, barreiras linguísticas e altos custos incorridos na colaboração tecnológica transnacional. Palavras-chave: Lixo tecnológico. Colaboração em redes sociais. Patentes. Pesquisas tecnológicas. Produção tecnológica. Inovação tecnológica. Link para o texto completo (PDF) http://www.atoz.ufpr.br/index.php/atoz/article/view/22/88

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciara Cid Gigante, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Brasil.

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Brasil. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação - UFSCar, Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade - UFSCar, Doutoranda em Política Científica e Tecnológica - UNICAMP.

Camila Carneiro Dias Rigolin, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Brasil.

Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Brasil. Bacharel em Administração - UFBA, Mestre em Administração - UFBA, Doutora em Política Científica e Tecnológica - UNICAMP. Estágio Pós-Doutoral em Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia - UFSCar. Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - UFSCar.

Júlia Fernandes Marcelo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Brasil.

Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Brasil. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação - UFSCar, Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade - UFSCar.

Publicado

2013-12-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos