Bibliotecas escolares no ensino fundamental: caminhos para a implantação

Autores

  • Claudinei Coppola Junior Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
  • Cláudio Marcondes Castro Filho Universidade de São Paulo.

Resumo

Este artigo apresenta a situação da biblioteca escolar, nas escolas municipais de ensino fundamental de Ribeirão Preto, tem em vista a Lei Nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que determina a obrigatoriedade das bibliotecas escolares nas instituições de ensino com o bibliotecário. Aborda os aspectos básicos da Biblioteca Escolar e da sua importância, bem como o papel do bibliotecário neste contexto. Com base nas informações coletadas em trinta questionários com universitários, apresenta a importância da biblioteca escolar no ensino fundamental através de uma análise qualitativa e quantitativa. Propõe um modelo às instituições de ensino, destacando os padrões mínimos, para existência da biblioteca, bem como aproximar a comunidade escolar deste novo espaço, integrando-se à escola como parte dinâmica de ações educacionais e culturais. Palavras-chave: Biblioteca escolar. Bibliotecário. Educação. Link para o texto completo (PDF) http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/12284/8633

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudinei Coppola Junior, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Graduado em Ciências da Informação e da Documentação (2012), pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP, da Universidade de São Paulo. Coordenador de estudos na Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.

Cláudio Marcondes Castro Filho, Universidade de São Paulo.

Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade Anhembi Morumbi (1989), graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1981), mestrado em Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008).

Publicado

2013-12-26

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos