Conteúdos da Internet dirigidos às comunidades rurais

Autores

  • Lilian Cervo Cabrera Universidade Federal de Santa Maria.
  • Ada Cristina Machado da Silveira Universidade Federal de Santa Maria.

Resumo

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos trouxeram mudanças nas formas de comunicação que envolvem os agricultores. Primeiro o rádio, depois o telefone celular, os canais de televisão a cabo, o aumento de publicações especializadas e, particularmente, a Internet mudaram as condições de acesso dos agricultores à informação. Redes fazem com que os agricultores, de suas propriedades, possam ter acesso ao conhecimento disponível em qualquer lugar do planeta. Este artigo aponta possíveis alternativas de disseminação das tecnologias de informação e comunicação no meio rural, dado que os agricultores estão cada vez mais conectados por múltiplas redes, abrigados por instrumentos bastante variados de comunicação e exigindo cada vez mais informação tecnológica. Sendo assim, discorre-se sobre as tecnologias de informação e comunicação, em especial a Internet, e a agricultura, além de se mapear alguns sites da Internet que trazem conteúdos dirigidos à agricultura, nos quais os habitantes do meio rural podem agir tanto como consumidores quanto como produtores desses conteúdos. Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação. Comunicação rural. Inclusão digital. Sites. Internet. Agricultores. Link para o texto completo (PDF) http://www.datagramazero.org.br/ago12/Art_04.htm

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Cervo Cabrera, Universidade Federal de Santa Maria.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria.

Ada Cristina Machado da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria.

Pós-doutorado pela Université Paris III – Sorbonne. Magister e Doutora em Jornalismo pela Universidade Autônoma de Barcelona. Chefe do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos