Inovação e Patrimônio Intelectual em Época de Colaboração

Autores

  • Nilton Bahlis dos Santos ICICT/FIOCRUZ.
  • Alberto de Francisco NEXT/FIOCRUZ.
  • Beatriz Cintra Martins NEXT/FIOCRUZ.
  • Wagner de Jesus Martins FIOCRUZ.
  • Cláudia de Souza Ferreira Martins NEXT/FIOCRUZ.

Resumo

Para viabilizar uma política nacional de saúde de interesse social, o agente público é obrigado a garantir seu espaço no complexo industrial da saúde, como qualquer empresa privada. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é parte da presença pública neste complexo, pois participa na produção e inovação no desenvolvimento de serviços de saúde, aumentando a possibilidade de poupar e alavancar recursos com patentes e aumentar o seu poder de negociação junto aos agentes privados. Em 2010, foram feitos importantes esforços para gestão da inovação e busca de parceiros externos. Entretanto, permanece o problema de estimular e viabilizar a inovação em saúde. Apontamos para a necessidade de uma revisão dos atuais modelos de produção do conhecimento e propriedade intelectual, que podem se tornar um entrave para o desenvolvimento da ciência, pois, muitas vezes, favorecem práticas monopolístas, além de entravar e não aproveitar todas as possibilidades de Redes de Conhecimento. Julgamos, também, que os métodos tradicionais de comunicação, informação e organização das ações não são mais adequados para fomentar a inovação. Por isto, o Grupo de Pesquisa "Tecnologias, Culturas, Práticas Interativas e Inovação em Saúde" da Fiocruz; o Núcleo de Experimentação de Novas Tecnologias Interativas (Next), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict)/Fiocruz; e o Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit-Icict), pesquisam, desenvolvem e implementam uma série de iniciativas, com o objetivo de contribuir para a criação de um ambiente de inovação na Instituição. O Núcleo de Inovação Tecnológica organiza ainda o evento TEDxFiocruz, anualmente para estimular e valorizar a criatividade na Instituição e recuperar um capital intelectual invisível. Palavras-chave: Ambiente de inovação. Patentes. Fiocruz. Gestec. Colaboração. Internet. Link para o texto completo (PDF) http://www.datagramazero.org.br/ago12/Art_07.htm

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton Bahlis dos Santos, ICICT/FIOCRUZ.

Doutor em Ciências da Informação, IBICT, UFRJ. Coordenador do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (NEXT/FIOCRUZ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Informação e Saúde (ICICT/FIOCRUZ).

Alberto de Francisco, NEXT/FIOCRUZ.

Doutor em Economia da Informação, UCM. Pesquisador do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (NEXT/FIOCRUZ).

Beatriz Cintra Martins, NEXT/FIOCRUZ.

Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Pesquisadora do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (NEXT/FIOCRUZ).

Wagner de Jesus Martins, FIOCRUZ.

Economista, Doutorando em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Coordenador de Gestão Estratégica (FIOCRUZ/Brasília).

Cláudia de Souza Ferreira Martins, NEXT/FIOCRUZ.

Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana (IN/UFRJ). Coordenadora de Estudos e Projetos Estratégicos (DIPLAN/FIOCRUZ). Pesquisadora do Núcleo de Experimentação de Tecnologias Interativas (NEXT/FIOCRUZ). Todos Pesquisadores do Grupo de Pesquisa "Tecnologias, Culturas, Práticas Interativas e Inovação em Saúde" da Fiocruz.

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos