Memória e esquecimento para além dos suportes materiais de registro da informação: a cibercultura no ciberespaço

Autores

  • Adriana Buarque de Holanda Universidade Federal de Pernambuco.
  • Fábio Mascarenhas e Silva Universidade Federal de Pernambuco.

Resumo

Investiga as abordagens teórico-conceituais da temática do esquecimento a partir do conceito de memória identificado em publicações da área da Ciência da Informação. Fundamenta-se no uso social da informação, compreendendo o ciberespaço como um ambiente no qual se desenvolve uma nova relação entre a memória e o esquecimento na perspectiva da cibercultura. Realizou-se uma pesquisa documental e revisão bibliográfica, e adotaram-se procedimentos de análise de conteúdo em artigos de periódicos, focado na produção científica brasileira e em língua portuguesa no campo da Ciência da Informação, no período compreendido entre os anos de 1972 a 2010. Enfatiza-se a necessidade de exploração do tema do esquecimento, atualmente emergente no campo da Ciência da Informação, construindo uma relação de interdisciplinaridade com outros campos do conhecimento. Os resultados evidenciam que a temática esquecimento insurge timidamente, enquanto o tema memória demonstra-se consolidado no campo da Ciência da Informação. Palavras-chave: Memória. Esquecimento; Ciberespaço. Ciência da informação. Interdisciplinaridade. Virtual. Cibercultura . Link para o texto completo (PDF) http://www.datagramazero.org.br/out12/Art_01.htm

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Buarque de Holanda, Universidade Federal de Pernambuco.

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação Universidade Federal de Pernambuco.

Fábio Mascarenhas e Silva, Universidade Federal de Pernambuco.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos