Os livros da Ciência da Informação e sua recepção no contexto das teses defendidas

Autores

  • Vinícios Souza de Menezes IBICT-UFRJ.
  • Nanci Elizabeth Oddone UNIRIO.
  • Anderson Luis da Paixão Café Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Resumo

Trata dos livros da Ciência da Informação publicados e citados nas teses do campo, no Brasil. Levanta-se uma discussão acerca do papel documental do livro e da tese para a constituição e estabilização dos discursos do campo. Foram identificados, nos cadernos de indicadores da Capes, 127 livros, sendo 58 monográficos e 69 coletâneas produzidas pelos 14 PPGCIs analisados, entre 1998 e 2009. Foram identificadas 91 teses entre os 5 PPGCIs analisados (2007-2009), encontrando-se 16.253 citações, sendo 6.316 em livros, fonte mais citada entre as teses. Por meio dos estudos métricos da informação foi utilizada a análise de citações. Palavras-chave: Livro. Documento. Campo científico. Análise de citação. Ciência da Informação. Link para o texto completo (PDF) http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/544/407

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícios Souza de Menezes, IBICT-UFRJ.

Doutorando em Ciência da Informação/IBICT-UFRJ.

Nanci Elizabeth Oddone, UNIRIO.

Doutora em Ciência da Informação/IBICT-UFRJ. Docente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Anderson Luis da Paixão Café, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Mestre em Ciência da Informação/UFBA. Servidor do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) e Professor tutor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Publicado

2014-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos