Elementos tecnológicos de edição, manipulação e uso dos livros digitais

Autores

  • Wagner Junqueira Araújo Universidade Federal da Páraíba.
  • Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade Universidade Federal da Paraíba.
  • Fabíola Mota de Moraes Universidade Federal da Paraíba.
  • Janiele Lopes dos Santos Universidade Federal da Paraíba.

Resumo

A Amazon.com anunciou em julho de 2010 que pela primeira vez a venda de livros digitais ultrapassou a de livros impressos. Este crescimento vertiginoso na adoção desta nova modalidade de livro suscita dúvidas entre os profissionais de Biblioteconomia. O objetivo deste artigo é desenvolver uma revisão de literatura que auxilie a esclarecer o que é o livro digital, descrevendo a história, os formatos, o surgimento dos dispositivos de leitura, e refletir sobre suas vantagens e desvantagens. Discute-se a postura do profissional de Biblioteconomia diante das mudanças e desafios do livro digital, e questiona-se o fim do livro de papel. O método aplicado foi bibliográfico, a revisão de literatura compreendeu pesquisa em periódicos científicos nacionais e internacionais na área de Ciência da Informação, além da consulta em livros, blogs, portais e sites na Internet. Conclui-se que os modelos de livro impresso e eletrônico coexistirão. Ficou evidenciado que está surgindo uma oportunidade de expansão para publicações de alguns tipos de livros. Neste contexto o Profissional da Informação deve encarar as inovações tecnológicas com naturalidade, atento as oportunidades que os novos suportes podem propiciar, ressaltando a importância da informação diante do suporte que a transmite. Palavras-chave: Tecnologia da Informação. Livro digital. Sociedade do conhecimento. Profissional da Informação. Link para o texto completo (PDF) http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/12969/9260

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Junqueira Araújo, Universidade Federal da Páraíba.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Brasília. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Páraíba.

Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade, Universidade Federal da Paraíba.

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Fabíola Mota de Moraes, Universidade Federal da Paraíba.

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba.

Janiele Lopes dos Santos, Universidade Federal da Paraíba.

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2014-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos