A cúpula mundial sobre a sociedade da informação: foco nas políticas de informação

Autores

  • Lilian Emanueli Marques Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Marta Macedo Kerr Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais.

Resumo

O artigo relata a pesquisa que buscou conhecer a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação - CMSI, saber sua origem, seus propósitos e qual seu atual cenário, considerados os sete anos desde seu acontecimento e a proximidade de 2015, ano estabelecido como prazo final para o cumprimento de suas metas, acordadas internacionalmente. O conjunto de metas foi compreendido como um subdomínio das políticas de informação Objetivou-se ainda investigar qual tipo de avaliação possibilitaria aferir os resultados obtidos. Como método, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, cujos procedimentos foram: o monitoramento da base de dados da Cúpula, a WSIS Stocktaking Platform e a análise de duas das onze linhas de ação descritas no Plano de Ação de Genebra um dos seus quatro documentos finais. Os conceitos de política de informação, de indicadores sociais, de inclusão digital e de competência informacional nortearam a análise dos dados. Concluiu-se que indicadores/dados estatísticos de inclusão digital auxiliam no processo de mensuração e investigação dos resultados da CMSI, assim como auxiliam no processo de estabelecimento de políticas de informação que atendam às demandas da Sociedade da Informação. Concluiu-se também que a CMSI, embora tenha contado com a participação de mais de 170 países, e tenha empreendido grande esforço e investimento financeiro, ainda não atingiu as metas estabelecidas. Palavras-chave: Cúpula Mundial - CMSI. Políticas de informação. Sociedade da informação. WSIS. Políticas públicas de informação. Indicadores de inclusão digital. Competência informacional. Link para o texto completo (PDF) http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/15450/9536

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Emanueli Marques, Universidade Federal de Minas Gerais.

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Técnica-Administrativa da Universidade Federal de Minas Gerais.

Marta Macedo Kerr Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2014-03-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos