Gestão da Informação no blog De olho na CI

Autores

  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba.
  • Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos Universidade Federal da Paraíba.
  • Breno Oliveira Nóbrega do Nascimento Universidade Federal da Paraíba.

Resumo

Introdução: Os meios de comunicação de massa, das tecnologias digitais e da rede Internet transformaram o cotidiano dos seres humanos. Com sua popularização, passou-se a utilizar estes meios de comunicação disponíveis para compartilhar informações, tanto no ambiente real quanto no espaço virtual, lidando com aspectos de produção e comunicação da informação. Essas questões dizem respeito à temática da gestão da informação. Objetivo: Analisar o Blog De Olho Na CI na perspectiva da gestão da informação e dos estudos acerca dos agregados de informação. Metodologia: Realizou-se um levantamento documental na literatura em Ciência da Informação sobre os estudos desenvolvidos acerca dos agregados de informação. Analisa o Blog De Olho Na CI nesta perspectiva, alinhada as pesquisas de gestão da informação desenvolvidas na área de Ciência da Informação. Resultados: O Blog De Olho Na CI atua como um agregado de informação, cumprindo as duas funções indicadas pela literatura: produção e transferência de informação. Conclusões: A informação torna-se um ponto central entre Política e Gestão no ambiente governamental e institucional. O blog De Olho Na CI é uma iniciativa em prol do acesso livre à informação, um agregado de informações onde as funções produção e transferência da informação se harmonizam e criam oportunidades de compartilhamento de novas informações. Dessa forma, se estabelece um ciclo virtuoso de busca, produção e distribuição da matéria-prima mais importante na sociedade contemporânea: a informação.

Palavras-chave: Gestão da informação. Agregados de informação. Comunicação da informação. Blog De Olho Na CI.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/15689/14209

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos, Universidade Federal da Paraíba.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Breno Oliveira Nóbrega do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba.

Graduando em Biblioteconomia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos